quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é o caos

Retorno sobre esse investimento de assistir os 30 minutos desse vídeo com Zygmunt Bauman é garantido. Pelo menos em minha opinião.

Ressalto duas questões que achei de um profundidade instigante:

Segurança X Liberdade
Ele diz o seguinte: Há dois valores absolutamente indispensáveis para um vida satisfatória, recompensadora e relativamente feliz: Segurança e Liberdade. Mas não há uma "fórmula de ouro" que contemple equilibrada e satisfatoriamente ambas. Quando buscamos mais segurança abrimos mão de um tanto de nossa liberdade individual. Por outro lado, quando lutamos por mais liberdade, abrimos mão de nossa segurança.
Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é o caos.

Destino X Caráter

As opções que a vida nos apresenta sempre serão diferente no tempo e no espaço. Pessoas que nasceram 20 anos antes que eu certamente tinham opções diferentes das que tenho hoje. Pessoas que nasceram num bairro rico de NY terão opções diferentes daqueles que nasceram no gueto. Isso é fato. O que vai definir suas escolhas é seu caráter. Simples quanto isso.

Finalizo. Segundo Bauman a
s pessoas que imitam o modo de vida de outras pessoas traem a receita de felicidade de Sócrates. Para cada ser humano há um mundo perfeito feito especialmente para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário