Não se preocupe em encontrar tempo para chorar por mim, ou encontrar
palavras para falar por mim, ou energia para brigar por mim, apenas tire esse
monte de LIXO de perto de mim.
Em 1959, um consultor tiozinho chamado Philip
Kotler percebeu que 4 fatores diferentes de negócios quando alinhados com os
planetas do sistema solar e as nebulosas de Capricórnio fazem uma empresa
funcionar, eram eles: Preço, Produto, Propaganda e Ponto de Venda, os famosos
4Ps do Marketing.
Realmente, se o seu problema é fazer uma empresa
funcionar, os 4Ps são o bicho. Basta definir a política de preços – olhando os
custos da empresa ou os preços da concorrência; contratar uma bela agência de
publicidade cheia de estagiárias boazudas com prêmios conquistados em Cannes
para vomitar propaganda para cima do público-alvo; fabricar o produto na China
ou no Brás via os bolivianos escravizados por uma ou outra rede de lojas de
shopping; e colocar os produtos para vender nos principais canais de
distribuição do Brasil, onde bola, luvas, fee, comissão, mensalão são o pedágio
necessário para furar o bloqueio do mercado.
De lá para cá, um monte de consultores gringos e
brazucas percebendo o filão de mercado inventando pelo Kotler – teorias que
ninguém coloca em prática – criaram os 6Ps, 8Ps, 10Ps, 10Js, 5As, 15Ws, blá blá
blá.
Agora, é a minha vez.
Baseados em estudos profundos realizados com 7.698
profissionais do alto escalão de 5.464 mega corporations e empresas emergentes
que mais crescem em 79 países pelo mundo, e contando com o apoio do Instituto
de Qualidade para a Excelência Corporativa, da Associação para a
Sustentabilidade do Meio Ambiente Empresarial, e da ONG para os Direitos dos
CEOs e Gurus Aposentados, eu descobri quais são os 4Fs críticos para o sucesso
na Vida e no Trabalho.
São eles:
1. FOCO! Para quê perder
tempo fazendo análise dos 4Ps de marketing sobre produtos que você não gosta,
para vender o que você não sabe, para pessoas que não te valorizam? Você
deveria fazer o que você gosta MUITO baseado no que você conhece UM POUCO e que
tem uma GRANDE possibilidade de crescimento. 20% de tudo que você faz na vida
traz 80% dos resultados que você consegue. E 30% de tudo que você faz na vida,
debaixo para cima (em um gráfico), traz prejuízos imensos para a empresa. 30%
dos vendedores, 30% dos produtos, 30% dos processos, 30% dos sistemas, 30% do
seu web site, 30% da missão corporativa da sua empresa não servem para
absolutamente nada, a não ser confundir a cabeça das pessoas sobre qual é
afinal o FOCO da empresa. Foco é tudo na vida!
2. FÉ! O mundo corporativo
como o próprio nome diz trata-se de um corpo de coisas. Sem alma, sem paixão,
sem compromisso com a Vida. 99% da galera trabalha alucinada fazendo coisas
baseadas em fatos e não crenças e valores. Curiosamente, a meritocracia é o
sistema ideal para a corrupção existir. Métricas de performance, índices de
desempenho, planilhas de fluxo de caixas e sistemas de análises de qualquer
coisa são forjadas todos os dias para atender a meritocracia corporativa.
Meritocracia não é a saída para nada, é o buraco de tudo.
A meritocracia não valoriza as pessoas. No mundo
que eu quero ajudar a construir as pessoas JÁ são valorizadas por aquilo que
fizeram para outras pessoas e não precisam da meritocracia para fazer
acontecer. Meritocracia é um sistema legalzinho para fazer as pessoas terem
vontade de trabalhar para o sistema. Tá tudo errado!
Na meritocracia, quem está por cima cria o tempo
todo novos índices de performance que detonam qualquer possibilidade de
mobilidade de “classe”. Segundo o mundo meritocrata, as coisas só vão melhorar
daqui 50 anos. Enquanto isso, o poder dos bancos e dos governos aumenta todos
os dias, e a desigualdade entre as pessoas também.
O que é melhor do que a meritocracia?
Um mundo sem qualquer tipo de liderança com
completa aversão as hierarquias, e onde todos os participantes trabalham pela
igualdade de oportunidades e com amor pelo que fazem.
Ninguém deveria precisar de Deus, ou do Chefe, ou do
Presidente ou do Papa para fazer o bem.
3. FORÇA! Sabe porque as
pessoas ainda marcam reuniões com pessoas que trabalham em outras empresas?
Porque as reuniões com gente de fora são uma válvula de escape para a chatice
que as pessoas vivem imersas todos os dias. 80% do dia-a-dia de 80% das pessoas
é pura chatice. Gente chata discutindo coisas chatas que não levam a lugar
algum. As reuniões externas são uma oportunidade de conhecer pessoas mais
interessantes do que os colegas de trabalho, os chefes e os funcionários.
Infelizmente, nem sempre encontramos alguém suuuuuper interessante nas reuniões
com outras pessoas de fora.
Sabe porque as empresas são chatas?
Porque quase ninguém tem coragem de colocar o dedo
nas feridas da empresa e encarar os problemas de frente.
Uma empresa sem conflitos, porrada, discussão sobre
temas críticos, decisões difíceis e escolhas complexas são um saco. O F da
FORÇA significa CORAGEM, coragem para falar tudo que é preciso ser falado, e
mexer em todas as feridas que são necessárias até elas se fecharem. Se ninguém
mexer nas feridas abertas, como você acha que vamos fechá-las?
Por último mas não menos importante, o 4 F é:
4. FODA-SE! Foda-se o que os
outros vão pensar. Foda-se se vai dar errado. Foda-se se vamos passar vergonha.
Foda-se se alguém vai ficar bravo. Foda-se se vai demorar. Foda-se se alguém é
melhor do que você. Foda-se se você é pior do que alguém. Foda-se se não temos
todos os recursos para competir com a concorrência. Foda-se que não temos
estrutura para atacar o mercado X. Foda-se que não conhecemos direito como
funcionam as coisas. Foda-se que podemos quebrar a cara. Foda-se a
concorrência. Foda-se se faltam fatos para embasar nossas decisões. Foda-se se
o guru supra-sumo do planeta aponta para a esquerda. Foda-se se o Sai Baba
pediu para você ajoelhar. Foda-se os políticos. Foda-se os corruptos. Foda-se
as coisas erradas, foda-se os ignorantes e medrosos. Foda-se todas as pessoas
que NÃO QUEREM se divertir. Foda-se! VOCÊ VAI FAZER. Você vai dar a cara para
bater, você vai colocar ALMA na empresa, FOCO nas tarefas e FORÇA nas reuniões.
É claro que os 4Fs não são fáceis de colocar em
prática; aqueles que tem medo de tomar decisões difíceis vão sabotar qualquer
idéia de foco, aqueles que acreditam em meritocracia não permitirão que você
invista em novas e emergentes idéias e pessoas, e aqueles que tem medo de
colocar o dedo nas feridas da empresa vão evitar as perguntas difíceis.
Foda-se!
As melhores idéias da sua empresa não vão ver a luz
do dia a não ser que você lute contra todos os processos feitos pela galera que
comanda os processos, ou pela galera que segue os processos.
Se você não for amado ou odiado; se você não for
chamado de arrogante; se você não for chamado de desinteressado; se ninguém
ficar bravo com o que você diz, você não estará se esforçando o suficiente para
mudar o mundo para melhor.
Foco no que você acredita com coragem para se
arriscar.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
Ricardo Jordão
Magalhães (BIZREVOLUTION)
COMENTO: Ricardo é daquelas pessoas inteligentes e mestre na arte de provocar. Nunca deixo de ler o que ele escreve, pois para mim suas palavras sempre são motivantes.
No texto acima discordo dele na questão de meritocracia. Obvio que um sistema engessado de premiação não é o canal, mas não podemos deixar de valorizar os melhores (e isso eu sei que ele concorda). Como fazer isso? Boa pergunta, não sei! Eu, diferente do Ricardo, não boto toda essa fé nas pessoas. Acho que as pessoas no geral são rasas, viscerais, e no final das contas, lutam é para sobreviver e dar conta da sua demanda fisiológica. Poucas alimentam sonhos, trabalham no que gostam, e tem tesão para revolucionar o mundo através do trabalho e da competência. É ilógico imaginar que somos todos bonszinhos, competentes e motivados. No final das contas, poucos talentos carregam a humanidade nas costas.
Mas como disse, não perco nunca as palavras do Ricardo de vista!
Sensacional ... Acredito piamente em um sistema meritocracional tb, quando bem estruturado, claro !
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