sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sobre pensar grande e nunca desistir dos seus sonhos


O artigo abaixo eu retirei do blog da BIZREVOLUTION, onde o Ricardo faz um resumo do livro que o proprietário de uma loja infantil (Build-A-Bear) escreveu. Achei que vale a pena reproduzir aqui.




Maxine Clark, fundadora da Bear-A-Bear escreveu em 2006 um livro fantástico sobre a criação da Build-A-Bear. O livro se chama "The Bear Necessities of Business - Building a Company with Heart" e está disponível para compra na Amazon
O livro é inspirador e conta a fascinante trajetória empreendedora de uma mulher em busca da criação de uma modelo de loja que todos diziam que JAMAIS iria funcionar. 

Confira alguns dos insights que eu anotei na época que eu li o livro em 2006:

1. Sobre Pensar Grande. "Pensar pequeno é um dos maiores erros que os empreendedores cometem ao abrir um negócio. Eles deixam a falta de dinheiro e experiência limitar os seus sonhos e as suas possibilidades. Já que é para sonhar, vamos sonhar grande. Foi o que eu fiz com a Build-A-Bear, eu desenhei a empresa como se eu tivesse tanto dinheiro quanto Bill Gates, e depois fui imaginando todos os pequenos detalhes que teria que construir criar aquele sonho" 

2. Sobre existir fornecedores dispostos a acreditar em você. "Desde o princípio eu imaginei criar uma loja onde a criança poderia encontrar absolutamente tudo para o seu bichinho de pelúcia. A princípio, me diziam que ninguém seria capaz de fabricar os produtos que eu precisava no custo que eu precisava. Entretanto, eu encontrei pequenas empresas como a minha dispostas a acreditar no meu sonho e embarcar comigo na minha jornada. Eu aprendi que sempre existe alguém do seu tamanho querendo fazer a mesma coisa que você e querendo alcançar o mesmo objetivo".

3. Sobre nunca desistir dos seus sonhos. "Nós abrimos a primeira loja da Build a Bear em 1997. E desde então eu sonhava em abrir uma loja da Build-A-Bear em Nova Iorque. Eu esperei oito anos para realizar esse sonho. E no ano de 2005 nós conseguimos abrir uma mega store na 5a Avenida em Nova Iorque. Demorou, lutamos, mas chegamos lá". 

4. Sobre fazer pesquisas antes de abrir a Build-A-Bear. "Eu pesquisei muito antes de mergulhar de cabeça na empresa. Não existia na época nenhuma "marca bacana" de animais de pelúcia nos EUA. Eu imaginei que poderia me transformar em uma marca adorada pelas crianças, e me dediquei de coração e alma a atingir esse objetivo".

5. Sobre não vender brinquedos! "O conceito da Build-A-Bear é baseado em customização. A maior parte das coisas hoje em dia são high-tech e hard-touch. Nós somos soft-touch. Nós não somos uma loja de brinquedo - nós nos somos uma experiência. Se nós estivessemos no negócio de brinquedos, nós estaríamos na indústria dos presentes e do Natal. Mas o nosso négocio é igualmente distribuido ao longo do ano. Nós incentivamos as pessoas a darem um ursinho personalizado para a pessoa amada ao invés de flores ou chocolate. Os clientes querem ter controle sobre as coisas, e nós deixamos isso acontecer."

6. Sobre ursinho de pelúcia como um modismo. "O conceito da loja não é baseado em um modismo. Nós vendemos roupas e acessórios sazonais, tais como fantasias de Star Wars ou Homem Aranha, mas mudamos os produtos na loja 11x ao ano. Nós temos ainda muito por crescer."

7.  Sobre vendas. "Não foque as suas energias em vender. Foque em se conectar com as pessoas. As pessoas não vão comprar até que estabeleçam uma conexão emocional com você e com os seus produtos."

8. Sobre ouvir os outros. "Sempre escute o que os outros tem a dizer, mas tenha cuidado sobre os conselhos que vai levar a sério. O pensamento convencional não é ruim. O problema é que se você ouvi-lo, no final será igual a todo mundo. Confie nos seus instintos acima de tudo!"

9. Sobre a fonte das melhores idéias. "Os seus funcionários, amigos e clientes são a fonte das mais brilhantes idéias para o seu negócio".

10. Sobre a criação de uma marca. "Para criar uma identidade de marca, identifique o principal cliente da sua empresa e personalize a mensagem da sua empresa, produto e entrega para essa pessoa".

11. Sobre estratégia. "Quando mais focada for a estratégia da sua empresa, mais precisa será a conexão com os seus clientes"

12. Sobre dados e fatos. "Os dados e as pesquisas são o máximo, mas não conseguem expressar a motivação e personalidade dos seus clientes".

13. Sobre a cultura da empresa. "Definir a personalidade da sua empresa é uma primeiras e mais importantes decisões de negócios que você tem que tomar para a sua empresa. Considere a possibilidade de deixar os seus funcionários trabalharem em horários flexíveis, e criar uma atmosfera "relax" para a sua empresa".

14. Sobre detalhes. "Os detalhes fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Preste atenção as pequenas coisas que ninguém presta atenção. O dinheiro e o sucesso estão nesses detalhes"

15. Sobre plano de negócios. "O primeiro passo para conseguir dinheiro é escrever um sólido plano de negócios. Não tenha medo de compartilhar as suas idéias com pessoas que podem ajudá-lo. Networking é a melhor maneira de atrair investidores para a sua empresa."

16. Sobre contratação de pessoas. "Procure contratar pessoas que compartilham os mesmos valores, ideais, interesses, experiências e paixões que você. Experiência é importante, mas acima de tudo procure analisar o quanto o candidato se encaixa na cultura da empresa". 

17. Sobre diversão no trabalho. "Quanto mais divertido for o ambiente de trabalho, mais as pessoas vão trabalhar. As vezes você precisa de uma parada no meio do dia para injetar diversão no trabalho das pessoas."

18. Sobre celebração. "Celebre as principais vitórias e ocasiões especiais na vida da empresa e das pessoas."

19. Sobre erros. "Considere a possibilidade de premiar os funcionários que cometem o maior número de erros na sua empresa. O erro é apenas um estágio no processo de aprendizado. Dê aos funcionários a licença de errar sem medo de enfrentar a fúria da gerência".

20. Sobre inovação. "Incentive as pessoas a tentar novas maneiras de fazer as coisas".

A Build-A-Bear está no Brasil! 

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