"Medida aumentará preços em cerca de 30% e valerá até o final do ano que vem"
Hum, não sou economista pra falar com propriedade sobre assunto, mas qualquer medida protecionista me parece que sempre será péssima pro consumidor. Além do mais, essas medidas acabam por mostrar a incompetência do estado em desonerar a produção local para que esta passe a competir de igual para igual.
O aumento de preço por parte dos protegidos será inevitável. Isso por lógica acarretará menos venda. Menos venda, menos emprego.
Tendo a concordar com essa parte do texto que encontrei no site administradores.com
"Os defensores do protecionismo alegam que algumas indústrias precisam ser protegidas, no sentido de garantir empregos internos e desenvolver novas tecnologias. Bobagem, uma vez que a história deste país já mostrou que setores protegidos não evoluíram como os teóricos do governo defendiam. Na contramão, todos os setores expostos à competição internacional evoluíram e agora competem de igual para igual. O livre comércio fez bem.
Como desvantagem, que a história também confirma, os setores protegidos aumentam seus preços e se acomodam na busca de melhorias. Isto provoca atraso tecnológico ao país frente às inovações externas."
Recomendo a leitura de mais esses artigos, todos sobre o tema:
Status e estatismo
Elevação do IPI dos carros importados: por enquanto, vai dando jumento com chifres
O Ataque dos Geiselistas
Vamos ver no que dá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário