segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como o RH pode trazer mais eficiência à gestão de saúde

Segue mais uma matéria do Fórum RH de saúde!


Como o RH pode trazer mais eficiência à gestão de saúde


Por Toni Mello

Rogério Rabelo, diretor do Fleury em gestão de saúde, ministrou o workshop “Do check list de práticas ao ROI – a lição de casa para o RH gerar mais eficiência na gestão de saúde”, durante o 1° Fórum VOCÊ RH Gestão Estratégica de Saúde.

O retorno sobre investimento foi o tema desse workshop, com exemplos práticos e interatividade dos participantes por meio de votação eletrônica instantânea, que trouxe os seguintes resultados:

Como os gastos com o benefício saúde são vistos na sua empresa?
Despesa – 65,9%
Investimento – 27,5%
Nenhuma delas – 6,6%

Neste último ano, qual foi a estratégia principal de sua empresa para controle de custos de saúde?
Redesenho de benefícios – 65,7%
Investimento em programas de gestão de saúde – 34,3%

Sua empresa tem programas de gestão de saúde em andamento?
Sim – 65,7%
Não – 34,3%

Como você avalia sua qualidade de vida hoje?
Excelente – 4,5%
Boa – 43,6%
Regular – 40,8%
Ruim – 10%
Muito ruim – 1%

No último mês, como você avalia seu nível de estresse?
Muito baixo – 1.4%
Baixo – 14,7
Moderado – 39,1%
Alto – 37,3%
Muito alto – 7,5%

Atualmente, a que você mais atribui seu estresse?
Saúde – 2,6%
Família – 11,8%
Situação Financeira – 17,3%
Trabalho – 60,2%
Outros motivos – 8,1%

Qual o indicador mais importante para avaliação do impacto dos programas de gestão de saúde?
Gastos com plano de saúde – 47,6%
Produtividade – 24,6%
Turnover – 2,8%
Satisfação e clima organizacional – 25%

A sua empresa realiza a mensuração de resultados dos programas de gestão de saúde?
Sim – 36,4%
Não – 63,6%

De acordo com dados apresentados por Rabelo, os custos com benefícios de saúde correspondem, em média, a 10% do custo da folha de pagamento, que ressaltou: “Em saúde tudo é passível de mensuração”. Outro dado colocado foi quanto a relação do IMC (Índice de massa Corpórea) com os gastos em saúde.

Segundo o palestrante, o ROI requer foco no planejamento, execução e mensuração. “Isso tem que ser uma neurose, temos que medir tudo o que fizermos”, disse.

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