segunda-feira, 19 de abril de 2010

Qualidade de vida estratégica

Acompanhei este ano pela internet o II fórum você RH de saúde.

Fiquei muito feliz em saber que as empresas estão discutindo este assunto e que grandes gestores estão alinhados sobre a necessidade de se retirar o foco da doença e promover o bem estar na empresas através de iniciativas de prevenção.

Por este motivo, resolvi publicar aqui as matérias discutidas neste fórum!

Mesa-redonda debate como tirar o foco da doença e valorizar a prevenção por meio de programas de bem-estar

Por Toni Mello

A qualidade de vida é fator básico para a boa saúde. Por isso, esse foi um dos temas debatidos durante o 1° Fórum VOCÊ RH Gestão Estratégica de Saúde, realizado nesta segunda-feira, 03 de agosto. A mesa-redonda “Qualidade de vida estratégica: como tirar o foco da doença e valorizar (e premiar) a prevenção”, foi mediada pelo presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) Alberto Ogata.

Também participaram Debora Dado, gerente de desenvolvimento de pessoas da Visa Vale, José Renato Domingues, diretor de RH da International Paper e Claudio Tafla, gerente médico da diretoria técnica da Amil.

Ogata colocou que atividade física deve ser algo prazeroso e questionou a gerente de desenvolvimento de pessoas da Visa Vale sobre os programas da empresa na área. Debora disse que a empresa mantém programas de acordo com a necessidade dos colaboradores. Assim, a Visa Vale oferece um programa de corrida, com acompanhamento e treino por profissionais, e aulas de Yôga, a preferida das mulheres. Segundo Debora, a empresa estuda se adota uma nova modalidade requerida pelos colaboradores, a escalada.

Outro questionamento de Ogata para os participantes da mesa foi quanto a qual o foco que cada empresa dá para os programas de bem-estar. De acordo com ele, são três: custo da assistência médica, produtividade e moral. Na Visa Vale o foco é na moral, com destaque para o orgulho de pertencimento. Na International Paper o foco está nos custos, até por ser uma empresa de origem americana, onde essa variante é mais presente. Na Amil o foco também está nos custos com a assistência médica.

A reunião de profissionais de empresas com diferentes culturas corporativas trouxe aos presentes um panorama do que cada uma faz para promover a qualidade de vida e o bem-estar de seus colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário