segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cases de sucesso - Empresas que promovem o bem estar de seus funcionários

Segue mais uma matéria do Fórum RH de saúde!


O mapeamento e monitoramento dos doentes crônicos foi tema da apresentação de casos de sucesso da Vivo, Philips e Ticket


Por Toni Mello


Para ilustrar o lado prático da questão, o 1° Fórum VOCÊ RH Gestão Estratégica de Saúde trouxe a apresentação de cases - "A importância do mapeamento da população e do monitoramento dos doentes crônicos". Nicolas Toth, gerente geral da Healthways na América Latina, introduziu o assunto apresentando alguns números:

  • As doenças crônicas no mundo representam 60% das causas de morte e 47% dos custos em saúde
  • Nos Estados Unidos, 50% da população apresenta ao menos uma doença crônica, o que representa sete em cada dez causas de morte e 75% dos custos em saúde
  • Para cada US$1,00 investido nos programas de redução de doenças crônicas, há um aumento de US$ 4,00 na produtividade

Para apresentar os cases da Vivo, Philips e Ticket, participaram o diretor de saúde e qualidade de vida da Vivo, Michel Daud Filho, o gerente de saúde, segurança ocupacional e qualidade de vida da Philips, Renato Barreto e a gerente de benefícios e proteção à saúde da Ticket, Catarina Jacob.

VIVO
A empresa passou de um modelo estatal, vindo da Telesp, para um modelo privado. O que gerou mudanças na estrutura de gestão de pessoas e da gestão de saúde.

Os ambulatórios da empresa se tornaram a porta de entrada do gerenciamento da saúde dos colaboradores - 80% das indicações médicas partem dos ambulatórios da Vivo, que priorizam:

  • Garantir o atendimento
  • Qualidade técnica
  • Foco no cliente

Para atender a essa demanda foram implementados:

  • Planos de saúde
  • PACE (Programa de acompanhamento a casos especiais)
  • Gerenciamento das internações
  • Gerenciamento dos crônicos

Outra iniciativa da empresa foi o programa Vivo Amigo, um número de telefone 0800 para atender aos funcionários, no qual as principais demandas foram:

  • Financeira - 10,8%
  • Jurídica - 33,8%
  • Saúde Mental - 49%

Para mensurar os resultados, a Vivo instituiu indicadores de performance - ambulatoriais, odontológicos e de saúde. Entre os números apresentados:

  • Check-up de executivos - 98% de adesão
  • Imunização contra a gripe - 60% de adesão
  • Vivo em Movimento (programa de corrida e caminhada) - 80% de adesão
  • Programa para gestantes - 133 gestantes ativas

PHILIPS
O público alvo da gestão de saúde na Philips são 9.830 funcionários e 5.282 assistidos e dependentes. Na empresa, 6% dos usuários representam 60% do total de gastos em saúde. Para gerir esses gastos foi criado o programa Vida Assistida, vinculado ao departamento de saúde e qualidade de vida. O programa conta com:

  • Médicos
  • Psicólogos
  • Enfermeiros
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos
  • Nutricionistas

Para isso, a Philips dispõe de call center (ativo e receptivo), PBM e serviço de urgência. Entre os maiores fatores de risco, nos participantes do programa, estão:

  • Idade (+ de 50 anos) - 84%
  • Hipertensão - 76%
  • Sedentarismo - 52%

TICKET
O programa Accor Estilo de Vida é baseado no projeto da empresa, no qual a pessoas é o centro da organização. Para isso, os objetivos do programa são:

  • Mapear os colaboradores
  • Conscientizar os colaboradores da importância de uma vida saudável
  • Atuar de acordo com a necessidade de cada grupo
  • Dar ferramentas e orientações

Assim, as ações realizadas são:

  • Acompanhamento antiestresse
  • Campanhas nutricionais
  • Ação antitabagismo
  • Subsídio de medicamento
  • Orientações fisioterápicas

Essas ações trouxeram os seguintes resultados:

  • 16% de redução no grupo de alto risco
  • 39% de minimização do abstenceismo
  • 76% de redução dos afastamentos
  • Em seis anos houve economia de 40% no plano médico

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