Sentir-se vítima dos outros não leva ninguém à
presidência. Se a ideia é sua, vá lá e assuma isso"
Se você quer aumento, emprego novo ou outra forma de reconhecimento
profissional, não perca tempo listando os cargos que já ocupou. Vá ao que
interessa: mostre os resultados que já conseguiu. A recomendação é repetida há
tempos por especialistas em recursos humanos, mas poucos lembram que a régua
para medir os feitos de um profissional são os problemas superados. Esse é o
mote de Problemas?
Oba! – A revolução para você vencer no mundo dos negócios, o 17º livro de Roberto Shinyashiki.
Psiquiatra com doutorado em administração, Shinyashiki estuda problemas e
oferece técnicas para construir soluções, numa mistura energética de otimismo,
parábolas e dicas, envolvendo dilemas do cotidiano, atitudes, empreendedorismo
e invenções.
QUEM É
Roberto Shinyashiki, de 59 anos, é psiquiatra com doutorado em
administração de empresas e economia. Administra uma editora de livros e dá
palestras
O QUE FEZ
Em 36 anos de carreira como escritor, lançou 17 livros e vendeu mais de
6,5 milhões de exemplares
O QUE PUBLICOU
O sucesso é ser feliz!, Amar pode dar certo, Você, a alma do negócio e O poder da solução,entre outros
A vida enfileira uma série de abacaxis. Devo começar a resolver pelo
mais fácil?
Joice Malavolta
Roberto Shinyashiki – As pessoas
bagunçam a agenda porque ficam adiando fazer algo desagradável, mas adiar não
deixa a mente livre para limpar a agenda. Comece o dia fazendo o mais difícil,
e o resto do dia ficará mais leve.
Quais problemas deveríamos assumir como oportunidade e quais não, para
não tentar ser o “salvador da pátria”?
Telma, São Carlos, SP
Shinyashiki – É ótimo resolver problemas, mas é
importante que seja sempre um problema novo. Resolver um caso que se repete
leva as pessoas a achar que você não resolveu direito da última vez.
Como tornar sua vida profissional agradável o suficiente para não se
desmotivar em momentos de crise pessoal?
Vânia Costa
Shinyashiki – A melhor maneira de nos mantermos
motivados na vida profissional é ter em mente a razão de trabalhar. O trabalho
de um lixeiro ficará muito pior se ele pensar apenas que está recolhendo a
sujeira. E será muito mais nobre se, enquanto estiver recolhendo o lixo, tiver
em mente que está embelezando o planeta.
Qual é a fórmula para ser um solucionador de problemas proativo e não
ser rotulado como alguém que só quer se promover?
Marcelo Homci, São Paulo, SP
Shinyashiki – A melhor maneira de se promover é ser
competente. Quem resolve problemas é admirado. Quem fala, mas não resolve,
acaba colocado de lado. Quando os resultados aparecem, os críticos se calam, e
os aplausos aparecem. Observe o que acontece com médicos, advogados e
engenheiros que resolvem os problemas de seus clientes. A clientela deles
aumenta geometricamente. Não adianta marketing pessoal para quem não entrega o
resultado.
Acredito que tenha crescido na carreira por ser uma resolvedora de
abacaxis, o que me tornou uma funcionária curinga. Na hora que surgem os
problemas, me chamam, mas, na hora do reconhecimento, me esquecem. Estou no
caminho certo?
Bárbara Veríssimo
Sentir-se vítima dos outros não leva ninguém à
presidência. Se a ideia é sua, vá lá e assuma isso"
ROBERTO SHINYASHIKI
Shinyashiki – Resolver os abacaxis, isto é, os
problemas, é sempre o caminho certo. Assim você ganha respeito e confiança de
seus companheiros. Se não estão reconhecendo seu valor, existem três situações
possíveis: 1) você adota uma postura muito humilde, que não a ajuda a ser
valorizada; 2) está resolvendo problemas pequenos que não serão valorizados
mesmo; 3) a empresa não sabe valorizar seus colaboradores. Nesse caso, é melhor
procurar outro lugar.
Trabalho em uma empresa há dez anos e meu salário é maior que o do
mercado, mas nos últimos tempos sinto necessidade de desafios. Como resolver o
impasse entre o salário e a vontade de mudança?
Jaqueline
Shinyashiki – Olhe para dentro de você e veja onde
nasce esse impasse. Se em muitas situações da vida você tende a sentir-se
incomodada, é bom analisar a razão desse desejo. Existem pessoas que têm a
tendência de estar insatisfeitas em qualquer lugar onde estão. Se for esse o
caso, em vez de mudar de emprego, aprenda a ficar inteira no que você está
vivendo. Se, ao contrário, sua tendência é se acomodar com uma situação, é
melhor começar a procurar dentro de si coragem para mudar.
Quando dou sugestões, colegas transformam os resultados positivos em seu
marketing pessoal. Se me calo, dizem que não sei trabalhar em equipe. O que
fazer?
Getúlio
Shinyashiki – Cuidado com a postura de vítima dos
outros, ela não leva ninguém à presidência da empresa. Se a ideia é sua, vá lá
e assuma isso.
O que fazer depois de identificar que o problema da organização é o
chefe?
Lúcia, Santos, SP
Shinyashiki – É dever do subordinado é abrir os
olhos do chefe. Adoro a gerente-geral da minha empresa não só porque ela faz o
que peço, mas porque muitas vezes vem, com seu jeito doce, questionar um
projeto meu. E, se o chefe insistir em errar, faça o que os profissionais
competentes fazem: demita-o. Muitas pessoas mudam de emprego não para trocar de
empresa, mas para trocar de chefe. Nós não trabalhamos para empresas, e sim
para pessoas. Quando elas atrapalham nossa evolução, também merecem ser
demitidas.
Que conselho você dá a quem fica reclamando da empresa ou do chefe?
Ismael de Lima
Shinyashiki – Reclamar, acusar ou dar desculpas são
sinais de incompetência profissional. Pessoas com esse comportamento mostram
que não assumem a responsabilidade pelo seu trabalho.
Como motivar uma pessoa?
Roberto Guimarães, Brasília, DF
Shinyashiki – Ter profissionais motivados para uma
ação depende muito de escolher aqueles que têm paixão por determinado trabalho.
Creio cada vez mais em escolher a pessoa certa para a função e menos em
treinamentos de motivação. Quando uma pessoa é apaixonada pelo que faz, não
existem problemas que a tirem do foco de seu trabalho por tempo suficiente para
prejudicar seu desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário