terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

“Creio cada vez menos em treinamentos de motivação” Roberto Shinyashiki


Sentir-se vítima dos outros não leva ninguém à presidência. Se a ideia é sua, vá lá e assuma isso"

Se você quer aumento, emprego novo ou outra forma de reconhecimento profissional, não perca tempo listando os cargos que já ocupou. Vá ao que interessa: mostre os resultados que já conseguiu. A recomendação é repetida há tempos por especialistas em recursos humanos, mas poucos lembram que a régua para medir os feitos de um profissional são os problemas superados. Esse é o mote de Problemas? Oba! – A revolução para você vencer no mundo dos negócios, o 17º livro de Roberto Shinyashiki. Psiquiatra com doutorado em administração, Shinyashiki estuda problemas e oferece técnicas para construir soluções, numa mistura energética de otimismo, parábolas e dicas, envolvendo dilemas do cotidiano, atitudes, empreendedorismo e invenções.


QUEM É
Roberto Shinyashiki, de 59 anos, é psiquiatra com doutorado em administração de empresas e economia. Administra uma editora de livros e dá palestras

O QUE FEZ
Em 36 anos de carreira como escritor, lançou 17 livros e vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares

O QUE PUBLICOU
O sucesso é ser feliz!, Amar pode dar certo, Você, a alma do negócio e O poder da solução,entre outros 

A vida enfileira uma série de abacaxis. Devo começar a resolver pelo mais fácil?
Joice Malavolta

Roberto Shinyashiki – As pessoas bagunçam a agenda porque ficam adiando fazer algo desagradável, mas adiar não deixa a mente livre para limpar a agenda. Comece o dia fazendo o mais difícil, e o resto do dia ficará mais leve.

Quais problemas deveríamos assumir como oportunidade e quais não, para não tentar ser o “salvador da pátria”? 
Telma, São Carlos, SP

Shinyashiki – É ótimo resolver problemas, mas é importante que seja sempre um problema novo. Resolver um caso que se repete leva as pessoas a achar que você não resolveu direito da última vez.

Como tornar sua vida profissional agradável o suficiente para não se desmotivar em momentos de crise pessoal?
Vânia Costa   

Shinyashiki – A melhor maneira de nos mantermos motivados na vida profissional é ter em mente a razão de trabalhar. O trabalho de um lixeiro ficará muito pior se ele pensar apenas que está recolhendo a sujeira. E será muito mais nobre se, enquanto estiver recolhendo o lixo, tiver em mente que está embelezando o planeta.

Qual é a fórmula para ser um solucionador de problemas proativo e não ser rotulado como alguém que só quer se promover?
Marcelo Homci, São Paulo, SP

Shinyashiki – A melhor maneira de se promover é ser competente. Quem resolve problemas é admirado. Quem fala, mas não resolve, acaba colocado de lado. Quando os resultados aparecem, os críticos se calam, e os aplausos aparecem. Observe o que acontece com médicos, advogados e engenheiros que resolvem os problemas de seus clientes. A clientela deles aumenta geometricamente. Não adianta marketing pessoal para quem não entrega o resultado.

Acredito que tenha crescido na carreira por ser uma resolvedora de abacaxis, o que me tornou uma funcionária curinga. Na hora que surgem os problemas, me chamam, mas, na hora do reconhecimento, me esquecem. Estou no caminho certo?
Bárbara Veríssimo

Sentir-se vítima dos outros não leva ninguém à presidência. Se a ideia é sua, vá lá e assuma isso"

ROBERTO SHINYASHIKI 

Shinyashiki – Resolver os abacaxis, isto é, os problemas, é sempre o caminho certo. Assim você ganha respeito e confiança de seus companheiros. Se não estão reconhecendo seu valor, existem três situações possíveis: 1) você adota uma postura muito humilde, que não a ajuda a ser valorizada; 2) está resolvendo problemas pequenos que não serão valorizados mesmo; 3) a empresa não sabe valorizar seus colaboradores. Nesse caso, é melhor procurar outro lugar.

Trabalho em uma empresa há dez anos e meu salário é maior que o do mercado, mas nos últimos tempos sinto necessidade de desafios. Como resolver o impasse entre o salário e a vontade de mudança?
Jaqueline

Shinyashiki – Olhe para dentro de você e veja onde nasce esse impasse. Se em muitas situações da vida você tende a sentir-se incomodada, é bom analisar a razão desse desejo. Existem pessoas que têm a tendência de estar insatisfeitas em qualquer lugar onde estão. Se for esse o caso, em vez de mudar de emprego, aprenda a ficar inteira no que você está vivendo. Se, ao contrário, sua tendência é se acomodar com uma situação, é melhor começar a procurar dentro de si coragem para mudar.

Quando dou sugestões, colegas transformam os resultados positivos em seu marketing pessoal. Se me calo, dizem que não sei trabalhar em equipe. O que fazer?
Getúlio

Shinyashiki – Cuidado com a postura de vítima dos outros, ela não leva ninguém à presidência da empresa. Se a ideia é sua, vá lá e assuma isso.

O que fazer depois de identificar que o problema da organização é o chefe?
Lúcia, Santos, SP

Shinyashiki – É dever do subordinado é abrir os olhos do chefe. Adoro a gerente-geral da minha empresa não só porque ela faz o que peço, mas porque muitas vezes vem, com seu jeito doce, questionar um projeto meu. E, se o chefe insistir em errar, faça o que os profissionais competentes fazem: demita-o. Muitas pessoas mudam de emprego não para trocar de empresa, mas para trocar de chefe. Nós não trabalhamos para empresas, e sim para pessoas. Quando elas atrapalham nossa evolução, também merecem ser demitidas.

Que conselho você dá a quem fica reclamando da empresa ou do chefe?
Ismael de Lima

Shinyashiki – Reclamar, acusar ou dar desculpas são sinais de incompetência profissional. Pessoas com esse comportamento mostram que não assumem a responsabilidade pelo seu trabalho.

Como motivar uma pessoa?
Roberto Guimarães, Brasília, DF

Shinyashiki – Ter profissionais motivados para uma ação depende muito de escolher aqueles que têm paixão por determinado trabalho. Creio cada vez mais em escolher a pessoa certa para a função e menos em treinamentos de motivação. Quando uma pessoa é apaixonada pelo que faz, não existem problemas que a tirem do foco de seu trabalho por tempo suficiente para prejudicar seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário