quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Minha cara @verbokarenzar, vamos com calma!


Algumas considerações aos comentários de Karen num outro artigo (aqui) devem ser pontuadas. Destaco minhas respostas em azul. 

Oi Tiago, desculpe, acho que caí no seu blog um pouco de pára-quedas, porque achei que era sobre empreendedorismo e EFI. Mas o que acabei encontrando foi você repassando ideias que acredita estarem corretas, de autores altamente duvidosos, vomitando esteriótipos (esquerdistas que fumam maconha, anti-capitalistas que nunca geraram um emprego, utópicos totalitaristas, historiadores que tudo que fazem é discutir Marx, etc), e fazendo o que criticam ferozmente: apenas criticando, sem apontar soluções (nem que fossem, tentativas). 

A intenção inicial era sim falar de empreendedorismo. Mas quando você gerencia uma empresa e tem noção dos custos de operação desta empresa, você olha para aquela quantia superlativa que vai ao governo e pensa: O que eles andam fazendo com esse dinheiro? Foi ai que comecei a me interessar por política e acabei falando por aqui também de política.
Autores duvidosos por quê? Porque tu não concordas com eles? Você é daquelas que importa mais o mensageiro do que a mensagem?
Estas comentando num post que sim tem uma mensagem um tanto esteriotipada, mas navegue um pouco mais no blog e veja que os posts geralmente tratam de conteúdos sérios e fundamentados.
Quanto às soluções, apontam sim. Quais sejam: Estado mínimo, capitalismo puro e não de Estado; mais liberdade às pessoas criativas e capazes criarem sem ter que carregar um mundo nas costas. Ao Estado, educação de qualidade, saúde a quem precisa e segurança jurídica (justiça).
Ao mesmo tempo vc me disse "me deixa aqui com minha ideias, e vai para o teu espaço" e depois disse que gosta de discutir... desculpe se não entendi a contradição.
Disse: Me deixe com minhas idéias aqui, já que você as considera esteriotipadas e “crie seu espaço” discussão (e não “vá para teu espaço”) no sentido que até então só vi você criticar. Não preciso me justificar, mas se tem uma que acontece com freqüência lá no facebook é minhas idéias serem criticadas e discutidas assim como deve ser. Como disse, aprecio a critica pois me força a melhorar meus argumentos.

Bem, eu adoro discutir, acho polêmicas excitantes, mas também entendo que quando duas pessoas discordam mais do que um determinado limiar, a discussão é inútil e dificilmente chega a algum lugar. Você se diz cheio de dúvidas, mas eu não
vejo ONDE???
Tenho minhas convicções sim, mas nunca me coloquei numa posição de dono do saber e qualquer coisa assim.  Meus amigos próximos sabem que não há soberba. A cada pensamento que tenho, considero sempre a possibilidade de que alguma informação tenha me passado ou de que eu não tenho olhado a coisa por algum prisma importante. O modelo liberal de sociedade é exatamente isso. Deixar as pessoas livres para buscarem seus caminhos nesse mundo tão complexo, e sem respostas prontas, pois não tem como um modelo único e central dar conta de toda demanda da sociedade.

Eu não apenas tenho dúvidas, como estou sempre me reciclando. Adoro o filme THE EDUKATORS, especialmente a parte onde o empresário milionário que é sequestrado, diz que "Antes dos 30 e não é revolucionário? Sem coração. Depois dos 30, e ainda um revolucionário? Sem cérebro.", e acredito que é bem por aí mesmo. Eu me considerava com espírito revolucionário até meus 20 e poucos anos, mas bem como no espírito da frase, eu cresci, eu li muitos livros, eu li História (principalmente moderna), eu li sobre Economia, eu vi um montão de gente se contradizendo (em todos os lados possíveis da política e/ou economia - que muitas vezes andam juntas - por exemplo, o cara se dizer neoliberal mas dizer que não é de direita é no mínimo, contraditório!), enfim, as crianças crescem, e percebem que nem todo o MAL vem do Capitalismo, se não, da ganância humana, que vai existir sempre, em todos os regimes.
Ok, pelo menos nesse sentido já disse que fechamos. Sou capitalista pois nada melhor não se apresentou, pelo menos ainda. Nunca disse que é um sistema perfeito e totalmente justo. Ele se baseia na criação, no mérito, na ousadia, atributos que considero fundamental.

Neoliberal, o que é isso? “Neo” pressupõe “novo”, uu estou enganado? O modelo liberal nunca pisou no Brasil. Por isso sou liberal. Faço questão de não ser associado a direita que usa o força das armas para impor suas idéias. Mas, parafraseando o professor Denis Rosenfield, se direita no Brasil significa a defesa da liberdade pessoal, do estado e do direito de propriedade, sou de direita, sim, com muito orgulho.

Eu acredito que a Educação é um dos caminhos para a Evolução, e sempre apostei nisso.
Posto isso todos os dias no meu blog

Trabalhei como voluntária em um cursinho pré-vestibular para pessoas carentes por quase 2 anos, e foi uma experiência incrível, inclusive para entender melhor o porquê das cotas (embora eu tenho certeza que este tipo de iniciativa faz mais por eles, do que qlq ação afirmativa), como o racismo é uma coisa "escondida" e hipócrita em nossa sociedade - tem aos montes e todo mundo diz q já não existe mais (bem, eu tenho um irmão negro, então eu meio que já sabia disso), como tem gente com vontade de trabalhar e seguir adiante, mas suas realidades não permitem que façam muito mais do que já fazem (e não raras vezes, isso significa ir para o crime), etc etc etc.
Legal, parabéns. Acredito no que diz. Admiro esse tipo de atitude, mas não fui talhado para isso. Penso que ajudo de outra forma, gerando emprego e imposto.

Muitas dessas realidades que vc também poderia sentir e fazer com que fosse parte da TUA realidade, se vivenciasse um trabalho voluntário qualquer na Restinga, na Lomba do Pinheiro, na Ilha das Flores, etc. Uma realidade que te esfrega na cara que o neoliberalismo não conta com essas pessoas (marginais apenas), e elas não tem espaço nele. Que alguém com uma disfunção emocional ou mental não tem espaço nele (como a menina negra com um QI similar ao do filme Forresp Gump, que eu conheço desde que éramos crianças, que fiquei sabendo ontem que se formou em Analista de Sistemas, e agora trabalha na OAB - por causa de cotas!!!).
Também te convoco a fazer parte da MINHA realidade. Por anos fui levado a acreditar que as pessoas não tinham oportunidade. Ok acredito que isso seja verdade em parte, falta oportunidade para algumas pessoas esforçadas e de bem. Mas o que dizer daquelas pessoas que as têm e não aproveitam? São preguiçosas e vivem querendo se dar bem as custas dos outros.
Respondi seu outro comentário e não tiro uma virgula do que eu disse: As pessoas querem fazer o mínimo e ganhar o máximo. As pessoas querem fazer o básico, trabalhar o básico, se esforçar o básico e querem resultados extraordinários. Posso apostar um dedo que as pessoas que fazem diferente, estudam enquanto os outros estão vendo novela ou tomando chopp, planejam seu futuro nos finais de semana, vão muito bem obrigado. Pergunte ao RH de qualquer empresa grande (esses monstros) quem são seus gerentes e diretores de hoje. Você vai ouvir que eram os peões de ontem, que participavam dos treinamentos, fazia hora extra quando necessário, eram os primeiros da fila para aproveitar os benefícios de bolsa para faculdade, que entendiam que eles tinham que ajudar a resolver os problemas do seu empregador e não trazer problemas como faz a maioria.. O restante que hoje está batendo cabeça teve as mesmas oportunidades e não aproveitaram.
Se eu acho que o Estado deve dar conta de pessoas em vulnerabilidade social extrema? SIM. Achar que todas as pessoas que hoje tem dificuldade de se virar ou que são pobres foram vítimas do sistema, ai não dá. Nada mais distante do que vejo diariamente. Esse tipo de pensamento pressupõe que toda a pessoa que hoje tem sua vida estável e com dinheiro só a tem porque pisou no pescoço de alguém.

...
E por acreditar que podemos fazer melhor, não precisamos ser utópicos, nem precisamos ser Marxistas. "Se não é capitalista neoliberal é o que então?" - às vezes é como o pessoal que me perguntava, qdo eu era vegetariana: "o que você come então?".
Existem outras formas de Capitalismo (até onde eu saiba, existem poucas teorias, além do Socialismo, Comunismo, Totalitarismos em geral, Anarquia, e Capitalismo, mas nenhuma com muito embasamento científico. por isso, até que venha algo melhor, ainda acho que o capitalismo é o melhor deles, mas um capitalismo regulamentado por um Estado forte e ético.)
Fecho!

Hoje em dia, físicos (nós adoramos nos meter em tudo) já estudam modelagem de diferentes sistemas econômicos, e fazem comparações com dados disponíveis. As simulações estão cada vez melhores, e apontam exatamente para esta direção. Que sem regulamentação, a segregação econômica será cada vez maior (o que está acontecendo nos EUA nas últimas décadas), o pobre cada vez mais pobre, e o rico cada vez mais rico. Por que o Brasil, por exemplo, não está indo nessa direção? Por conta das inúmeras injeções na economia, programas assistencialistas, ações afirmativas, que os últimos governos adotaram como política. Inclusive Eicke Batista tem um texto dando sua opinião a esse respeito, e se você procurar fontes de mídia menos parcial, como da BBC, The Guardian, também encontrará diversos artigos onde expõe o Brasil como um exemplo neste sentido (diferente do que está acontecendo na Índia e China, que é expansão econômica APESAR do povo).
E sim, acontece desse cara ser meu orientador de pós-doc. :)
Para começar a realmente abrir sua mente (e acho que vou mandar este link para o medieval do Percival também - sim, pq por ele, faríamos uma fogueira novamente para os esquerdistas!), recomendo começar por este aqui, e a partir de referências que vc verá aqui, pode seguir para outros autores mais renomados:

http://www.if.ufrgs.br/~iglesias/PUBLICATION%20LIST.htm

Vou olhar com carinho

Agora você já conhece minhas ideias, o que me motiva, e pq eu critico tanto, pq eu não apenas discuto agarrando ideias da Veja e conservadores brasileiros, mas eu pesquiso e faço simulações sobre isso. 
Se vc realmente é um livre-pensador, como se diz, deveria parar para pensar um pouco nos autores e principalmente, nas fontes, de onde vc baseia suas crenças. Inclusive, é bem difícil pra qlq pessoa que quer se aprofundar de verdade em um assunto, ler em apenas uma língua. SEMPRE será demasiadamente parcial.

Se os argumentos fazem sentido e está fundamentado, o mensageiro é o de menos, pensa nisso. Se a VEJA ou a Carta Capital tras informaçõe de estudos intencionais, de revistas de credibilidade, porque não?

Abraços, e prometo que vou te deixar em paz. Já dei um 'unfollow' no seu Twitter, pra não te incomodar mais.

Não precisa, gosto de ser incomodado. Peço que tenha o seu espaço para que eu possa também te incomodar um pouco.

Que vc continue tendo sucesso no seu empreendimento!!! Parabéns! de verdade :)
Acho muito legal pessoas com sentimento empreendedor (eu até tenho o sentimento, mas não o espírito hehehe).

Karen

2 comentários:

  1. Meu espaço é o meu Lattes. :)
    Qualquer um pode escrever um artigo científico para "rebater" uma ideia que acham incorreta.
    Eu também sou professora, contribuo com a sociedade exercendo bem este papel. Não preciso de um espaço público para discutir minhas ideias pessoais. Mas sinta-se à vontade de visitar qtas vezes quiser o meu Twitter. Meu blog é este, mas como te falei, é recente, e (ainda) não tenho nada sobre política.
    http://interessesbalzaquianos.blogspot.com.br/

    Mas da mesma forma como vc sugeriu inderamente que as pessoas "abram os olhos para ver que são esquerdistas" eu sugiro que você "abra os seus para ver que é neoliberal". Sim, existe neo-liberalismo, que é exatamente isso! Um novo tipo de liberalismo (que aliás, já é ultrapassado, baseado em ideias iluministas e se baseia na ideia de que todos os individuos são bons). Neoliberalismo (ou instintucionalismo neoliberal) é a teoria mais atual, aquela que os autores que você cita utilizam como dogma político. Por que duvidosos? Olha a formação dos mesmos, e os comentários que, por exemplo, o Puggina faz, ele mesmo já faz o trabalho de auto-desvalorização sozinho. E não é o único.
    Por que o jornal onde eles trabalham faz diferença? Por que eles são PARCIAIS, e jamais falarão MAL de quem lhes paga o salário!!!! Não precisa elucubrar muito pra saber disso, né?!?!?!
    Arrume autores que discutem sem os pés/mãos atados, sem comprometimento com uma grande coorporação, e aí terá autores de credibilidade. (Não Thiago, eu sou cientista e de natureza científica, logo a credibilidade não é conquistada por ir de acordo com minhas teorias, e sim, pela forma como você chega até as suas (ideias/teorias/convicções). Algumas das fontes que eu citei você encontrará artigos que vão contra o que eu penso, mas pelo menos a forma que as ideias foram construídas não são "vendidas".)

    ResponderExcluir
  2. Quanto à tua realidade, bem eu também a conheço, pois embora não seja uma empreendedora eu mesma, já me informei sobre os caminhos de ser (eu pensava em ser... e talvez seja um dia, quem sabe!), e tenho amigos que são filhos de grandes empresários (curiosamente, todos de pensamento neoliberal, exceto aquele que viveu 2 anos nos EUA, que mudou para uma posição mais "assistencialista" hehehe), e alguns amigos pequeno-empresários, e acredite, nem todos os pequeno-empresários pensam assim como vc. Eu sempre falava pra um amigo, uma história bem simples: "Eu conheço uma pessoa (intimamente) que nunca curtiu muito trabalhar, mas aconteceu dela ter 5 filhos! agora imagine que minha familia é o Estado. O que devemos fazer? Deixar ela e os filhos morrer de fome, morar embaixo da ponte, pq ela não gosta de trabalhar e não tem estudo (embora teve oportunidades de estudar?)? Ou ajudar, afinal, os filhos dela não tem culpa das escolhas que ela fez?" Bem, acontece que essa pessoa, mesmo com nossa família tendo ajudado ela a se erguer, e a criar os filhos, em algum momento voltou a trabalhar, e teve "a sorte" de encontrar uma coisa que ela AMOU fazer! uau! 'quer dizer, não é que ela NÃO gostava de trabalhar, mas simplesmente, nunca tinha tido a oportunidade de fazer algo q gostava!' - Bem, o q passa, é que A MAIORIA das pessoas vai passar a vida sem fazer o q gosta. E aqueles q fazem o q gostam, adoram, do alto de suas vidas confortáveis, falar 'como tem neguinho q não gosta de trabalhar, q só bebe cachaça (tipo assim, pobre não tem direito a ter depressão, isso é coisa dos ricos!), q não quer nada com nada, etc'. A geração Y está sendo um exemplo disso, entram de cabeça no trabalho SE encontram aquilo que gostam OU SE encontram oportunidades.
    Enfim, essa é uma discussão bem complexa mesmo.
    Mas eu tendo a pensar que todos que assumem q a maioria dos pobres não trabalha, q todo mundo q se esforça bastante é bem sucedido (OUTRA MENTIRA DESLAVADA!!! TENHO MIL EXEMPLOS DISSO PERTO DE MIM!!!), é realmente porque não saiu aí pelo mundo pra ver outras realidades, e tem uma visão torpe / míope / distorcida do que é o mundo. Porque eu procuro me recusar a acreditar que todos que pensam assim são puramente egoístas.

    ResponderExcluir