quinta-feira, 2 de agosto de 2012

APERTEM A CORDA!

Por Luiz Carlos Prates

Há muita gente enganada com essa geraçãozinha que anda por aí. Não sabem nada, não querem esforços, são indolentes e voltados ao prazer fácil, mas se acham. Pensam que apertar botões de celulares e tablets os vai levar a algum lugar, não vai.

É preciso uma revolução cultura imediata; revolução que se não começar dentro de casa com os pais puxando as rédeas da disciplina dos filhos e os encaminhando para a seriedade nos estudos e trabalho, nada feito. Eu ando para cima e para baixo no Estado fazendo palestras dentro de empresas e não agüento mais ouvir os mesmos queixumes dos empregadores: – “Não há mão-de-obra que preste, Prates, os jovens que vêm buscar emprego só querem o salário. São empacados para os treinamentos, não querem saber de trabalhar fora do horário, não querem saber de aprender mais e fazer melhor, nada, só querem folga e lazeres…” Sei bem disso, muito bem.

Aquela história que começou como brincadeira – entendeste ou queres que eu desenhe? – é a mais pura verdade. Os jovens que andam por aí caem de quatro e pastam, não sabem nada, não entendem nada que não lhes seja antes bem mastigado. E leitura que é bom, nada, nada mesmo.

Não é por outra razão, aliás, que tantos e tantos jovens hoje só pensam em concursos, mas é claro, o concurso, uma vez aprovados, vai-lhes garantir estabilidade e salário no fim do mês. E qualidade que é bom, nada. Ou você já encontrou algum aprovado em concurso que seja pessoa aplicada à proficiência continuada e a preocupar-se com o bem alheio? É possível, como é possível encontrar dinossauros na missão das oito…

O conselho que tenho dado aos empregadores é que apertem cada vez mais o laço na corda dos candidatos a emprego, ou competentes, dedicados e hígidos de caráter ou que vão se coçar num prego. Não se pode mais tolerar vadios indolentes afeitos ao ócio criativo, coisa própria dos que não dão para nada.

VERDADE
Trecho do livro A Inveja – nossa de cada dia, de Joaci Góes: – “O fundamento político para obter o apoio das massas consiste em rotular a minoria detentora dos meios de produção de exploradora e a grande maioria da população de explorada. O pobre, propenso a invejar, é manipulado pelos discursos dos líderes perversos…” Será que você não conhece (não conheceu?) algum populista assim nos últimos anos no Brasil? Os incompetentes sempre culpam os competentes por suas vidas vazias e pobres. Olho vivo, esse tipo de populista sempre quer voltar…

MULHERES
O título era instigante: – “Tudo que o homem precisa saber sobre mulher”, estava na revista Vip. Claro fui ler, fui direto à página 36 da Vip de julho. No resumo, tudo de que os homens mais precisam saber sobre mulheres é que – “Não existe no inferno fúria que se compare à da mulher rejeitada…” Bolas, isso é nada perto do que faz o homem rejeitado. Aliás, leitora, abra o olho sobre o mandrião que você mandou passear, cuidado, perigo na área, não estou brincando. Os delegados que o digam…

FALTA DIZER
Conversa de pai e mãe com os filhos: – “Filho, venha cá. Queres crescer e ser alguma coisa na vida? Queres? Então aprende a ler e a gostar de ler. Tu terás, com os livros, um tipo especial de passaporte diplomático, não conhecerás limites de fronteiras…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário