quinta-feira, 5 de maio de 2011

Não consigo compreender essa lógica de tributar quem ganham mais!!

Já me perguntaram se eu pretendo ser politico tendo em vista que costumo escrever sobre politica. Minha resposta é "Deus me livre"!! Ou melhor "alguém me livre" já que não acredito em Deus. Mas como já comentei por aqui, penso que hoje os governos tem poder demais e suas iniciativas interferem na vida de todos. Desta forma, sempre que essas iniciativas se referirem a algum tributo ou questão economica, onde a intervenção pode afetar os negócios, e eu sentir vontade de falar e escrever, farei.


Hoje o governo Tarso divulgou os detalhes de como fará a reforma da previdência no estado. Se por um lado eu louvo a iniciativa de enfrentar esse tema cascudo, por outro não consigo compreender essa lógica de tributar quem ganha mais.


O tema é muito cascudo porque, para termos uma idéia, no ano passado o governo gastou em pensões 6,8 bilhões ao passo que arrecadou 2,1 bilhões. Ou seja, um deficit de 4,7 bilhões. ALGUÉM TEM QUE INTERFERIR, E ESSE ALGUÉM, AO QUE TUDO INDICA, SERÁ O TARSO. Show de bola, como disse, louvo a iniciativa.


Por outro lado, num mundo onde as pessoas são diferentes, tem competências diferentes, condições iniciais diferentes, é provável que as pessoas tenha seu trabalho remunerado de forma diferente. Isso faz parte de uma atitude fundamental, que o Brasil tem esquecido, que chama-se MERITOCRACIA. Portanto, uma vez que pessoas ganham mais que outras por suas próprias competências e não "por ajuda ou privilégio do governo" não consigo entender o que dá direito ao Estado de cobrar mais por isso.


O imposto já é imposto. E ainda assim, os mais competentes tem que pagar mais. SOCORRO!


Costumo dizer que quanto mais você trabalha e gera valor e riqueza, mais você paga ao estado e menos você recebe. Em contrapartida, quanto menos riqueza você gera, menos ou zero imposto você paga, mais benefícios, vantagens e privilégios você recebe do Estado. QUEM É VERDADEIRAMENTE DISCRIMINADO NESSA LÓGICA? Repito, SOCORRO!


Mas vamo que vamo, sempre com força e honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário