sexta-feira, 15 de abril de 2011

SE VOCÊ NÃO ESTÁ PREOCUPADO PARA ONDE VAI SEU DINHEIRO, EU ESTOU!

Tenho o habito de refletir sistematicamente sobre como as pessoas pensam, agem, o que as motiva, qual seu modelo mental, suas ambições e sua cultura. Gosto muito também de refletir sobre o modelo econômico e político que vivemos. Acho que isso é um exercício bem interessante, pois acaba que descobrimos, como reflexo,  muitas coisas sobre nós mesmos, quem somos e quem queremos ser.

Essa minha "mania" me leva a gostar de coisas que hoje parecem caretas. Política, economia, gestão, meritocracia, política fiscal, modelos econômicos (capitalismo, socialismo), modelos políticos (ditadura, democracia), etc. Sou um cara que leio o jornal todos os dias. Sou um cara que assisto "conversas cruzadas" com o Lasier e ouve de manhã a rádio gaúcha no carro. Mas acabo sendo careta porque se posto uma piada do tiririca no facebook recebo 10 comentários, se posto uma opinião sobre política recebo no máximo um "curtir" solidário. Se colocar lá um vídeo do fórum da liberdade ou da igualdade ninguém vê, mas o clipe da Lady Gaga é mega assistido. 

Digo isso porque percebo que as pessoas não estão muito preocupadas com o que fazem no país com o dinheiro que elas pagam de imposto, com o ensino escolar e superior, com os pobres, com a economia, etc. MAS, EU ESTOU!! Por isso às vezes uso esse blog aqui como um desabafo.

O que queria dizer com tudo isso é o seguinte: NÃO AGUENTO MAIS VER O DINHEIRO QUE PAGO DE IMPOSTO SE ESVAIR NA MÃO DE CORRUPTOS E NA INCOMPETÊNCIA DA GESTÃO PUBLICA. Como diz Raul Veloso na sua palestra no Fórum da Liberdade "O Governo gasta muito e gasta mal".

Aliás, esse fórum que me refiro trata da liberdade dos indivíduos e, por conseqüência, contraria os chamados impostos da forma que são. Porque? Porque justamente É IMPOSTO, não é algo de livre iniciativa. É quase um roubo legalizado. Veja a tradução no dicionário de imposto (grifei a ultima parte):  
O mesmo que TRIBUTO - cobrança obrigatória determinada pelo Tribuno (antiga Roma). Cobrança de um governo ou administrador oficial sobre um determinado lucro auferido pelo cidadão ou comerciante. Derivado da expressão "cobrança obrigatória", ou seja, "imposta".

E ai quem deve estar lendo isso deve achar que sou um liberal sagaz. NÃO SOU. Para mim, num primeiro momento não entendo que o estado mínimo seja a solução. Pra mim a solução seria reduzir 90% das indicações e CCs que os políticos têm (esses empregos são uma moeda de troca perigosa e uma porta de entrada à corrupção) e transformar parte disso em novas vagas com carreira e a outra parte na profissionalização da gestão pública.

Costumo dizer que: "se o dinheiro que pago, mesmo que de forma obrigatória, chegasse aos seus devidos lugares, eu ficaria um pouco mais tranqüilo." O problema é que no meio do caminho tem corruptos e maus gestores. Assim, dos 100% que pago não cega 10% onde deveria chegar.

Enfim, se não posso mudar as coisas como eu gostaria, pelo menos tento externar a minha opinião para que as pessoas que lerem meus textos pelo menos reflitam sobre o assunto.

Vamo que vamo, com força e honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário