terça-feira, 5 de abril de 2011

A rede social - O inicio do Faceebook

Ontem finalmente consegui vi o filme que conta a história do Facebook. Fiquei um tanto impressionado ora com a genialidade de algumas pessoas, ora com as relações humanas quando se trata de dinheiro e negócio.


A história trata de um possível "roubo" de idéia. Como diz o slogan do filme, é impossível ter 500 milhões de amigos sem ter pelo menos um inimigo.


A história começa com um "fora" que mark zuckerberg leva da namorada. Isso o leva na mesma noite espalhar algumas informações pessoais sobre a menina e também a criar um site de comparação entre meninas. Na verdade o enredo se dá em torno dessa menina, namorada dele, a qual ele leva um fora e que mostrar a ela que ele é inteligente e pode ter amigos (principal critica dela).


O acesso a esse site que zuckerberg fez em 4 horas "explode" e o cara fica conhecido no campus de Harvard. Um pessoal de uma fraternidade o chama para fazer o código do site que eles estão pensando em criar e ele topa. Mas ao começar a fazer o trabalho ele percebe que idéia era boa e, se repaginada, poderia ficar excelente. A partir dai ela passa a ignorar os caras, chama um amigo brasileiro para financiar a idéia, enquanto desenvolve o projeto. 


Zuckerberg colocou o facebook em 40 dias no ar. Ai que eu me refiro da genialidade de algumas pessoas. Realmente o cara era fodão nesse negócio.


A trama se desenvolve num juri avaliando se foi plágio a idéia do caras da fraternidade e depois a retirada sacana do sócio Eduardo por influencia de uma novo investidor.


Final das contas, os irmãos da fraternidade que o convidaram provam que parte da idéia eram deles e levam uma bolada. O amigo e sócio que foi solapado e esfriado no negócio retoma se status de co-ofundador e faz um acordo financeiro divulgado. E zuckerberg?


Mark zuckerberg continua fazendo o que sempre fez, programando. O final do filme é interessante. Ele convida a tal ex namorada para ser sua amiga no facebook.


Enfim, me chamou a atenção como pessoas que, em certo momento, foram importantes pro negócio podem perder esse status. Cansamos de ver fundadores serem retirados do negócio pois "não fazem mais sentido" a eles. O Steve Jobs foi um caso. E nessas horas lá se vão amizades e parcerias em nome do negócio. Acho bem estranho isso!!


Bacana o filme, recomendo!


Vamo que vamo, com força e honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário