quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dunga e sua estratégia coerente!

Há alguns dias atrás Dunga divulgou sua lista de convocados. 23 jogadores que representarão um pais de 200 milhões de habitantes num dos eventos esportivos mais importantes do mundo. Descrevo isso, pois esses números geram ima idéia da pressão que é fazer estas escolhas.

Pois bem, ele foi coerente com aquilo que ele se comprometeu desde o primeiro dia que assumiu. Foi coerente com sua estratégia. E qual era sua estratégia? Levar 100% de jogadores que valorizam jogar pela seleção e que fazem de tudo para estar lá. Segundo ele Dunga, selecionou aqueles com postura de campeão comprometidos com a equipe. Acho que sobre essa ótica Dunga acertou! Sobre a coerência de suas escolhas, não tenho a menor dúvida que estão alinhadas a sua estratégia inicial.

Dito tudo isso, quero falar brevemente qual seria a MINHA estratégia em seu lugar.

Ao invés de 100% de jogadores que dão e sangue e tal, reservaria 80% para estes jogadores. Realmenete estes caras que comem a grama e só param de correr quando o árbrito apita são fundamentais, essenciais. Mas 20% eu deixaria de “cota” para os craques. Por um motivo simples, o Brasil tem muito deles. Aliás, isso é motivo de inveja ao mundo todo e nosso treinador, que tem estes craques a sua disposição, não os utilizam. Porque será? Não quer ser questionado sobre suas decisões? É autoritário demais para conviver com quem diverge de suas opiniões?

Olhando a lista de jogadores, acho sim que temos grandes chances de sermos novamente campeões do mundo, mas certamente veremos jogos burocráticos. Aqueles jogos ganhos de meio a zero. Olhando esta lista, vejo que se em determinado jogo as coisas na estiverem dando certo, indo como o treinador gostaria, não teremos nenhum “grande craque” para resolver a coisa pela gente. Dunga abriu mão 100% daquela resolução individual eventual em detrimento do coletivo. Repito: E quando o coletivo não for bem, quem resolve? Grafite? Josué?

Parece que Dunga aderiu a campanha da RBS TV. Craque Não, Craque Nem Pensar.

Enfim, torcemos então para não sentirmos falta da genialidade de Ronaldinho Gaucho, Adriano, Neymar, Ganso, etc.!

Sorte ao Dunga e aos seus 23 soldados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário