sexta-feira, 5 de março de 2010

Longo Prazo X Curto Prazo

Este é um tema que se fala muito no âmbito dos investimentos, mas penso que pode ser extrapolado para todas as áreas da vida. Quero dizer que dificilmente alguém que investe em longo prazo seus investimentos adotaria estratégias agressivas, esperando resultados de curto prazo, em outro âmbito de sua vida.

Quanto aos investimentos, eu particularmente prefiro o longo prazo. E tenho uma explicação muito simples para isso. Um cara chamado Warrent Buffet, que tem hoje a segunda maior fortuna do mundo, utiliza este prazo como seu preferido (único prazo na verdade). Por outro lado, não se tem registro de um “Day-trade” na lista dos homens mais ricos do mundo. Por isso, acho que quem ganha dinheiro muito rápido, o devolve na mesma velocidade.

Mas no mundo das profissões isso também é assim. Infelizmente a maioria opta pelo ganho imediato e maximizado, sem se preocupar muito com a continuidade e crescimento da sua carreira e destes ganhos.

É assim com escolha de emprego, por exemplo. A maioria opta geralmente não por aquele emprego que pode dar uma possibilidade de carreira maior, que a gestão da empresa é bacana, que o ambiente de trabalho e colegas é melhor, etc, mas sim, pelo que paga mais. Isso, em minha opinião, é uma visão restrita e de curto prazo. Eu antes mesmo de saber se ganharia uma bolsa de iniciação cientifica, já tinha optado por fazer parte do grupo de pesquisa da UFGRS, pois sabia que estando por ali aprenderia bastante. Acabei que dei sorte, pois logo que entrei tive a oportunidade de ganhar uma bolsa e só sai de lá depois de anos com meu mestrado. Se nunca tivesse ganho 1 real, teria feito o mesmo caminho!

Isso acontece no mundo dos negócios. Business to business! Muito empresários ainda carregam a visão de que para eles terem vantagem, o outro não deve ter. Adotam sempre o jogo do SOMA ZERO. Não se predispõe a chegar num modelo onde ambos ganhem. Na realidade, muitos acham que isso nem é possível. Eu particularmente sempre fui muito bem recompensado, seja em grana ou com parceiros comerciais duradouros, quando abri mão de alguma coisa ou de algum dinheiro em troca de uma parceria de longo prazo. Tanto é verdade que todos meus alunos de personal trainer que tenho hoje estão comigo a mais de 5 anos.

Na Health Care acontece o mesmo. Muito investimento já foi feito, sem aparente retorno, em nome de uma parceria de longo prazo. E esta filosofia se estende inevitavelmente ao pessoal da nossa equipe. Hoje temos um turn-over baixíssimo justamente por investir na relação de longo prazo com todos aqueles que hoje fazem parte do nosso time.

Pra finalizar, queria dizer que até flanelinhas (guardadores de carro de rua) tem visões diferentes. Um amigo relatava este fim de semana que quando vai ao jogo de futebol, o que mais tem é cara te querendo “tomar” a maior quantia possível. Chega a ser irritante! Como nem sempre tem estacionamento convencional com vaga, você acaba tendo que estacionar o carro na rua e sofrer esta pressão. Pois este cara sempre deixa no mesmo lugar o seu carro. Ele conta que tem gente (e ele já fez isso) que chega a deixar a chave pro flanelinha estacionar tamanha a confiança que as pessoas têm. Ele diz que paga quando tem e não sofre nenhuma forma de pressão quando não tem grana pra dar. Na realidade quando você tem um tratamento assim em meio de um monte de achacadores, você se obriga a retribuir. Assim, tenho certeza que este flanelinha, com visão de longo prazo, ganha muito mais grana e de forma bem mais simples e tranqüila do que os outros.

E você, já pensou nisso? Será que suas atitudes têm prezado relações e negócios duradouros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário