terça-feira, 14 de junho de 2011

Pobreza, dinheiro e muito amor! A melhor forma das pessoas mudarem suas vidas é tendo controle, fazendo do jeito que elas acreditam que seja melhor para elas!

Esse vídeo é realmente inspirador. De arrepiar! Veja!!

Jessica Jackley estava falando do microcredito para os pobres e tem uma passagem em especial que me chamou muito a atenção. Ela diz o seguinte (ela fala da pobreza na África e no mundo e das soluções para a mesma): 
"Mesmo que eu pudesse consertar tudo com uma varinha mágica, provavelmente eu faria tudo errado. Porque a melhor forma das pessoas mudarem suas vidas é tendo controle, fazendo do jeito que elas acreditam que seja melhor para elas. Nenhuma vez sequer me pediram dinheiro. Não era o que eu esperava, porque na nossa cabeça quando existe pobreza você dá dinheiro para ajudar, certo? Ninguém me pediu dinheiro. Na verdade, ninguém queira que eu sentisse pena deles. Eles apenas queriam fazer mais do mesmo daquilo que eles já estavam fazendo a partir da suas próprias aptidões."

O video cita um exemplo maravilhoso de empreendedorismo que foi realizado por Muhammad Yunus (premio nobel da paz) pioneiro da microfinança. Ou seja, esse senhor criou um banco para financiar a melhoria dos negócios dos pobres. Isso mesmo! Fornecia pequenas quantias para o cara aquele que cria ovelhas e que precisa de uma incentivo financeiro para alimenta-las melhor para depois vender mais caro. Ou ainda aquele rapaz, que vende balas e pipocas no centro da cidade e que um crédito para comprar um carrinho que o desse maior mobilidade poderia aumentar suas vendas. Exemplos simples e muito significantes para essas pessoas. Isso sim que é incentivo ao sentimento empreendedor.


Agora reflitam se é isso que acontece no Brasil. Reflitam se a Bolsa Familia resolve nosso problema. Repetindo a frase acima, as pessoas precisam ter controle e fazer aquilo que é melhor para elas. Até os mais pobres não precisam de "mentes sensíveis" no governo dizendo a elas o que é melhor para elas próprias. O governo precisa sim é dar oportunidade as pessoas!

Segue o vídeo!


Fonte (One TED a day http://onetedaday.tumblr.com/post/6341869515)

Nenhum comentário:

Postar um comentário