sábado, 28 de agosto de 2010

Experiência? Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?

Recebi esta história e resolvi reproduzi-la aqui. Achei brilhante. O texto fala por si só!
Vamos em frente, com força e honra! Thiago



No processo de seleção da Volkswagen do Brasil, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: 'Você tem experiência?'


A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e com certeza ele será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia e acima de tudo por sua alma.

Redação Vencedora:

Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar.
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto.
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.
Já confundi sentimentos.
Ja peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro.
Já me cortei fazendo a barba apressado.
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que eram as mais difíceis de esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas.
Já subi em árvore pra roubar fruta.
Já caí da escada de bunda.
Já fiz juras eternas.
Já escrevi no muro da escola.
Já chorei sentado no chão do banheiro.
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando.
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado.
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar.
Já bebi uísque até sentir dormente os meus lábios.
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso.
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua.
Já gritei de felicidade.
Já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 'para sempre' pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol.
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas...

Tantos momentos fotografados pelas lentes da emoção e guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: 'Qual sua experiência?' Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência... experiência... Será que ser 'plantador de sorrisos' é uma boa experiência? Sonhos!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos! Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: Experiência? Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?

Silvio Calazans - (Publicado no jornal interno do RH - Volkswagen do Brasil - nome do candidato não mencionado)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eu QUERIA gastar, mas os vendedores NÃO deixaram!

Nos últimos tempos tive algumas experiências mal sucedidas de consumo que gostaria de aqui relatar. Foram todas mal sucedidas em detrimento do PÉSSIMO TREINAMENTO dos funcionários ou de um PROCEDIMENTO ENGESSADO imposto pela empresa.


Fiquei realmente preocupado pois me fez pensar se minha empresa e meus funcionários não estão agindo da mesma forma. Imagino que não, mas ficarei cada vez mais atento!

História preocupante Nº1:

            Estava interessado em comprar uma calça jeans e um sapatênis. Encontrei um destes sapatos nas Lojas Riachuelo. Como eu estava de abrigo gostaria de experimentá-los estes dois itens em conjunto. Estava querendo ver como ficaria o tênis com a calça jeans, pois afinal de contas, era assim que eu usaria. 

            Fui surpreendido pela vendedora dizendo que eu só poderia entrar no provador com a calça, pois o sapatênis teria que ser experimentado nos bancos espalhados pela loja. Insisti que eu gostaria de experimentar os dois, pois a compra de um dependeria do outro. Fui novamente impedido! Pedi então para chamar a gerente. Quando esta chegou, advinha o que ela me disse? A mesma frase, sem tirar nem por, que a vendedora me disse.

            Fiquei irritado, pois eu esperava no mínimo uma breve explicação para tal procedimento. Sei lá, algo como: os índices de extravios aumentam quando se faz assim; ou, os controles da loja não permitem por isso ou aquilo; ou ainda, a roupas são aqui e os sapatos lá por causa tal e tal; etc; etc. Algo que pudesse me fazer entender o porque de eu não poder experimentar as duas peças juntas. No fim, relatei que acabaria não comprando nem o sapatênis, nem a calça e estas pessoas simplesmente disseram: Tá!

História preocupante Nº2:
            Estes dias fui pedir para manipular um remédio. Como era no shopping e a manipulação duraria em torno de 1 hora, disse a atendente que ficaria pelo shopping e retornaria para buscar a encomenda. Esta foi logo se adiantando para me passar o preço. Disse a ela que eu pagaria na volta e, para minha surpresa, ela me relatou que eu não poderia. Argumentei que eu já voltaria para pagar e retirar o produto. Não foi suficiente!

            Neste instante, lembrei que eu já havia feito pedidos por telefone.

Então perguntei a ela: Vocês aceitam pedido por telefone?

Ela me disse: - Sim.

Disse: E se eu pedir por telefone, pago só na retirada?

Resposta: Sim.

            Na mesma hora peguei meu celular e liguei para ela. Ela atendeu na minha frente e por telefone disse a ela o quanto isso tudo era ridículo e que nunca mais voltaria nessa loja.
RESUMO: Não consumi em nenhuma das duas situações e agora estou aqui falando mal das lojas Riachuelo e desta Farmácia (não lembro o nome, pena!). Faltou:
  • ü  ORIENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PARA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DOS CLIENTES;
  • ü  TREINAMENTO;
  • ü  FLEXIBILIZAÇÃO NO PROCEDIMENTO.

            
Enfim, quantos casos semelhantes a estes não acontecem todos os dias nos mais diversos tipos de negócios. Mais do que nunca, onde a concorrência é feroz e está espalhada em todos os cantos, nenhuma empresa pode hoje se dar ao luxo de perder cliente.

Vamos em frente com força e honra!