quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eu QUERIA gastar, mas os vendedores NÃO deixaram!

Nos últimos tempos tive algumas experiências mal sucedidas de consumo que gostaria de aqui relatar. Foram todas mal sucedidas em detrimento do PÉSSIMO TREINAMENTO dos funcionários ou de um PROCEDIMENTO ENGESSADO imposto pela empresa.


Fiquei realmente preocupado pois me fez pensar se minha empresa e meus funcionários não estão agindo da mesma forma. Imagino que não, mas ficarei cada vez mais atento!

História preocupante Nº1:

            Estava interessado em comprar uma calça jeans e um sapatênis. Encontrei um destes sapatos nas Lojas Riachuelo. Como eu estava de abrigo gostaria de experimentá-los estes dois itens em conjunto. Estava querendo ver como ficaria o tênis com a calça jeans, pois afinal de contas, era assim que eu usaria. 

            Fui surpreendido pela vendedora dizendo que eu só poderia entrar no provador com a calça, pois o sapatênis teria que ser experimentado nos bancos espalhados pela loja. Insisti que eu gostaria de experimentar os dois, pois a compra de um dependeria do outro. Fui novamente impedido! Pedi então para chamar a gerente. Quando esta chegou, advinha o que ela me disse? A mesma frase, sem tirar nem por, que a vendedora me disse.

            Fiquei irritado, pois eu esperava no mínimo uma breve explicação para tal procedimento. Sei lá, algo como: os índices de extravios aumentam quando se faz assim; ou, os controles da loja não permitem por isso ou aquilo; ou ainda, a roupas são aqui e os sapatos lá por causa tal e tal; etc; etc. Algo que pudesse me fazer entender o porque de eu não poder experimentar as duas peças juntas. No fim, relatei que acabaria não comprando nem o sapatênis, nem a calça e estas pessoas simplesmente disseram: Tá!

História preocupante Nº2:
            Estes dias fui pedir para manipular um remédio. Como era no shopping e a manipulação duraria em torno de 1 hora, disse a atendente que ficaria pelo shopping e retornaria para buscar a encomenda. Esta foi logo se adiantando para me passar o preço. Disse a ela que eu pagaria na volta e, para minha surpresa, ela me relatou que eu não poderia. Argumentei que eu já voltaria para pagar e retirar o produto. Não foi suficiente!

            Neste instante, lembrei que eu já havia feito pedidos por telefone.

Então perguntei a ela: Vocês aceitam pedido por telefone?

Ela me disse: - Sim.

Disse: E se eu pedir por telefone, pago só na retirada?

Resposta: Sim.

            Na mesma hora peguei meu celular e liguei para ela. Ela atendeu na minha frente e por telefone disse a ela o quanto isso tudo era ridículo e que nunca mais voltaria nessa loja.
RESUMO: Não consumi em nenhuma das duas situações e agora estou aqui falando mal das lojas Riachuelo e desta Farmácia (não lembro o nome, pena!). Faltou:
  • ü  ORIENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PARA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DOS CLIENTES;
  • ü  TREINAMENTO;
  • ü  FLEXIBILIZAÇÃO NO PROCEDIMENTO.

            
Enfim, quantos casos semelhantes a estes não acontecem todos os dias nos mais diversos tipos de negócios. Mais do que nunca, onde a concorrência é feroz e está espalhada em todos os cantos, nenhuma empresa pode hoje se dar ao luxo de perder cliente.

Vamos em frente com força e honra!



Nenhum comentário:

Postar um comentário