segunda-feira, 28 de junho de 2010

SER, FAZER e TER - Nunca ao contrário.

Os livros de auto-ajuda e publicações e afins falam muito desta tríade se é que se pode assim chamar. Autores deste segmento desenvolvem inúmeros argumentos para defender a idéia de que o fundamental é você se preocupar primeiro em SER antes de pensar em TER. Em minha opinião isso faz muito sentido nessa sociedade de aparências em que vivemos. Vivemos em uma era onde muitas pessoas são respeitadas por suas posses materiais e não por aquilo que produzem ou fazem. As pessoas hoje em dia prezam muito pelo seu status. Procuram em demasia aquilo que é de "grife" e muitas vezes se tornam vazias.


Ha uma frase que eu acho muito interessante que diz o seguinte: Status é comprar coisas que você não gosta, com um dinheiro que você não tem, para mostrar para uma pessoa que você nem conhece direito um ser que você não é.



Mas também há o outro lado. Aqueles que prezam apenas pelo SER e esquecem-se da importância de botar para FAZER e TER algo mais (melhor reconhecimento, bens materiais, etc) também estão estrategicamente enganados.

Lembro que certa vez estava saindo da faculdade onde eu fazia meu mestrado apos uma banca de doutorado onde o nível de discussão tinha sido maravilhoso. Na ocasião tinha um professor da banca que eu achei genial. Ao chegar ao estacionamento o vi entrando num carro velho, velho mesmo. Perece que todo aquele endeusamento que criei em minha cabeça foi pro espaço na hora. Na minha cabeça, pessoas interessantes e inteligentes deveriam ganhar bem, morar na casa e andar no carro que quisessem. Não parecia ser o caso!

Por isso, hoje tenho uma filosofia bem simples quanto ao tema. Tente fazer a diferença, seja lá onde você estiver. Mas preste atenção nas possibilidades de crescimento. Crescimento em termos de carreira e grana. Você pode ser o melhor professor da escola, mas vai ganhar igualzinho ao pior se não fizer nada diferente. Diferente pode ser um monte de coisa, como criar um método de ensino novo, escrever um livro, montar seu próprio curso, etc, etc, etc. Certamente a conseqüência disso será um SER respeitável, que FAZ a diferença e por isso TEM aquilo que maioria não tem.

Vamo que vamo com força e honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário