quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O QUE VOCÊ VENDE? Seu tempo ou seu conhecimento?

O artigo que estreará este blog será bastante conceitual. Tentarei trazer uma reflexão sobre como nos posicionamos profissionalmente e como certas decisões podem, muitas vezes, nos impedir de crescer constantemente em nossa carreira.

Veja essa passagem do livro chamado “os segredos da mente milionária” :

As pessoas de mentalidade pobre trocam tempo por dinheiro. O problema dessa estratégia é que seu tempo é limitado. Portanto, elas invariavelmente acabam quebrando a regra Nº1 da riqueza, que diz: “nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos”. Ao optar por ser remunerado pelo tempo que despende, você estará matando as chances de ficar rico.

O autor segue dando um exemplo que pra mim bateu como uma luva, pois atuava exatamente da mesma forma que o profissional do exemplo:

Suponha que você que está no ramo de canetas e recebe um pedido de 50 mil unidades. O que faria neste caso? Telefonaria para o seu fornecedor, encomendaria as 50 mil canetas, as entregaria para o cliente e embolsaria o lucro, feliz da vida. Agora imagine que você é um exímio massagista e tem 50 mil clientes fazendo fila a sua porta, todos eles querendo seus serviços. O que você faz? Simplesmente se rói de arrependimento por não estar no ramo de canetas. O que mais pode fazer? Experimente a ultima pessoa da fila que o atendimento vai demorar “um pouco” porque a consulta terá que ser marcada para as 15h15minh de uma terça-feira daqui a quatro décadas.

Daí ele conclui:

Não estou sugerindo que é errado prestar serviços pessoais. Apenas não espere ficar rico tão cedo, a não ser que você invente uma forma de se duplicar ou de alavancar a si mesmo.

Imagine, eu, personal trainer, trocando literalmente meu tempo por dinheiro (pois ganha-se por hora, igual a massagista) e imaginando que seria rico, como esta passagem do livro bateu na minha cabeça. Desastre Total!

Enfim, foi a partir da minha experiência pessoal e dos conhecimentos deste livro, que aliás recomendo fortemente a leitura, que decidi escrever este artigo.
Percebi que se alguém tinha chance de ficar rico era o médico que nos encaminhava os clientes. Ele sim ganhava grana de forma inteligente. Indicava seus pacientes e amigos aos professores, cobrava X e repassava ½ X. O médico sim, seguindo o exemplo, poderia ter os 50 mil clientes. Eu não. Eu conseguia atender no máximo 12 clientes por dia. E o pior, como a maioria sempre procurava os mesmos horários, eu estava realmente estabelecendo um teto aos meus rendimentos, pois naqueles horários eu já estava atendendo.

A idéia que quero trazer aqui não é nenhuma novidade, mas penso que muita gente nunca parou pra pensar. A mensagem é clara. Todos têm apenas 24h por dia. Rico ou pobre, homem ou mulher, europeu ou brasileiro. TODOS têm 24h por dia para fazer alguma coisa. O tempo talvez seja o elemento mais democrático que existe. No entanto, alguns desfrutam de uma vida com tempo e dinheiro, outros trabalham de sol a sol apenas para pagar as contas.

Portanto a saída talvez não esteja no tempo que você despende e sim nas informações que você tem. Por isso, procure ter pelo menos uma parte da sua renda que não demande da sua presença e/ou de seu trabalho braçal. Se você apenas vender suas horas de trabalho, terá que vender muito caras para ter um rendimento razoável.

Lembra do médico para qual eu trabalhava? Ele tinha dias que nem aparecia na academia e no consultório, e nem por isso seus rendimentos no fim do mês diminuíam. No entanto eu, personal trainer, toda vez que deixava de dar uma aula, era a certeza de que menos grana ganharia no fim do mês.

Portanto, o que eu personal trainer vendia? Meu tempo! E o médico, o que ele vendia? Seu conhecimento, suas indicações, seu network, sua estrutura física de atendimento, menos suas horas! E quem ganhava mais? Obviamente que ele, o médico. E muito mais, eu garanto!

CAPTOU A MENSAGEM?

Acho que mensagem final é:
Se você não for capaz de multiplicar por 10 sua capacidade de trabalho, você certamente está estabelecendo um teto aos seus rendimentos. Se eu vendo hoje 10 mil canetas e me pedirem 100 mil, poderei entregar? Se hoje tenho 10 clientes para massagem, poderei passar para 100? Se leciono hoje 20 horas/aula semanais como professor universitário, poderia passar a dar 200h/a?

Analise as respostas! Cabe a você mudar ou não!

Um comentário:

  1. Olá nunca tinha pensado dessa maneira...é uma verdade...só não sei como fazer ainda...mais pode ter certeza que arranjarei um modo.

    ResponderExcluir