Quando você dá a palavra final em tudo, você atrofia a mente das pessoas. As pessoas ficam burras. As pessoas ficam condicionadas. As pessoa trabalham com medo. O medo mata a criatividade. A falta de criatividade mata a empresa. O peso de todas as decisões vai matar você de um infarto.
Por Ricardo Jordão Magalhães (BIZREVOLUTION)
Trate
as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.
Em liderança, caráter é muito mais importante que a estratégia.
Em liderança, caráter é muito mais importante que a estratégia.
Você
tem o melhor das pessoas quando você trata elas como empreendedoras.
Quantas
vezes por dia alguém pede pela sua benção para fazer alguma coisa?
Se
você tem que participar de todas as decisões, você não tem uma empresa. Você
tem um berçário.
Quando
você dá a palavra final em tudo, você atrofia a mente das pessoas. As pessoas
ficam burras. As pessoas ficam condicionadas. As pessoa trabalham com medo. O
medo mata a criatividade. A falta de criatividade mata a empresa. O peso de
todas as decisões vai matar você de um infarto.
Por
que você insisti em tratar todos como bebês ao invés de empreendedores?
É
o seu ego?
Você
gosta de ser bajulado?
Você
gosta de babação de ovo?
Você
gosta da sensação de ser um Poderoso Chefão?
Cara,
arruma uma mulher!
Ou
Mulher,
arruma um homem!
Tá
faltando amor & sexo na sua vida!
Vai
malhar!
Arruma
um amigo!
Faça
um trabalho social!
A
empresa tem que escalar. A empresa tem que avançar.
O
gargalo da maioria das empresas que tem por ai é o líder.
E
não dá para continuar assim.
Esse
bando de líder meia-boca que não entende nada de nada e pensa que tem que participar
de tudo.
O
cara do marketing apresenta um projeto super bacana sobre “Remarketing”, mas o
líder não aprova porque não entende de "Remarketing".
A
menina de RH apresenta um trabalho show de bola sobre “Feedback 360”, mas
o líder não aprova porque não entende patavinas de "Feedback
360".
O
cara de tecnologia apresenta um projeto inovador para transformar o web site
tradicional da empresa em um web site responsivo, mas o líder não aprova o
projeto da área de tecnologia porque não entende nada sobre essa história de
responsividade.
O
líder é o gargalo.
E
como esse tipo de líder não tem tempo para aprender sobre tantos projetos em
tantas frentes diferentes, as coisas não andam.
Uma
das suas principais missões como empreendedor, líder, head, chief, gerente,
executivo, ou seja lá o nome que você gosta de dar a si mesmo, é escalar o
negócio da empresa o mais rápido possível.
Mas
você não consegue escalar um negócio quando você construiu a empresa para ser
uma pirâmide ao invés de uma cidade.
Em
uma cidade organizada as pessoas sabem onde encontrar as coisas. As pessoas tem
liberdade para sair das suas casas e ir atrás do que precisam sem ter que pedir
a benção do porteiro do prédio.
O
tráfego flui. Tem o supermercado. Tem o cinema. Tem as residências. Tem o
aeroporto. Tem a livraria. As pessoas fazem negócios com outras pessoas sem um
juiz no meio para decidir o que é melhor para elas.
Se
o cara do marketing quer fazer “remarketing” para vender um produto X, e o
chefe do produto X concorda que pode ser uma boa idéia para o sucesso do
produto, o que interessa a opinião do líder???
Se
a menina do RH quer fazer “Feedback 360” para melhorar os relacionamentos na
área de tecnologia, e o chefe da tecnologia concorda que pode ser uma boa para
ele e os seus funcionários, o que interessa a opinião do líder?
O
líder é o gargalo.
Você
precisa mudar isso.
Antes
de medir a performance de alguém, meça a sua própria performance.
Como
andam os seus KPIs de líder?
Todo
mundo na empresa tem KPI, mas quais são os KPIs do líder?
O
KPI do líder é o resultado de vendas da empresa, a taxa de crescimento e o
lucro.
É
muito pouco. Nada a ver.
O
KPI de um líder decente é o número de líderes que ele criou e não o número de
baba-ovo que ele cultivou.
Quantas
pessoas você promoveu no ano passado?
Quantas
pessoas ganharam algum aumento de salário REAL no ano passado por conta de
realizações incríveis que você permitiu que fossem feitas?
Quantos
clientes se tornaram FÃS da empresa por conta da experiência incrível de
relacionamento humano e digital que você permitiu que fosse construída pelas
cabeças pensantes da empresa?
O
líder é o gargalo da empresa.
E
se você se tornou o gargalo da empresa porque acredita que as pessoas não sabem
o que tem que ser feito, comunique-se com elas.
Liderança
é 90% comunicação.
Tire
tudo da sua cabeça e fale para as pessoas. Conte tudo tudo tudo! Fale por
emails, fale em reuniões, fale em redes sociais, faça vídeos, fale no almoço,
fale no cafezinho, fale no 1-a-1, fale no 1-para-muitos. As pessoas tem que
saber tudo que você pensa.
As
coisas vão mudar se você comunicar o tempo todo tudo que você pensa.
E
se você se tornou o gargalo da empresa porque tem medo de delegar as coisas,
deixa eu te falar uma coisa.
Na
vida, nós temos que celebrar o aprendizado, e não o sucesso ou o fracasso.
Nós
todos estamos aqui para aprender. Deixa o medo de lado. Nem você sabe
tudo. Vamos celebrar o aprendizado. De todos.
Aceite.
O líder é o gargalo da empresa. Agora, vamos mudar isso. Agora.
Trate
as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.
NADA
MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA
TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
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