Cases de sucesso - Empresas que promovem o bem estar de seus funcionários
Segue mais uma matéria do Fórum RH de saúde!
O mapeamento e monitoramento dos doentes crônicos foi tema da apresentação de casos de sucesso da Vivo, Philips e Ticket
Por Toni Mello
Para ilustrar o lado prático da questão, o 1° Fórum VOCÊ RH Gestão Estratégica de Saúde trouxe a apresentação de cases - "A importância do mapeamento da população e do monitoramento dos doentes crônicos". Nicolas Toth, gerente geral da Healthways na América Latina, introduziu o assunto apresentando alguns números:
- As doenças crônicas no mundo representam 60% das causas de morte e 47% dos custos em saúde
- Nos Estados Unidos, 50% da população apresenta ao menos uma doença crônica, o que representa sete em cada dez causas de morte e 75% dos custos em saúde
- Para cada US$1,00 investido nos programas de redução de doenças crônicas, há um aumento de US$ 4,00 na produtividade
Para apresentar os cases da Vivo, Philips e Ticket, participaram o diretor de saúde e qualidade de vida da Vivo, Michel Daud Filho, o gerente de saúde, segurança ocupacional e qualidade de vida da Philips, Renato Barreto e a gerente de benefícios e proteção à saúde da Ticket, Catarina Jacob.
VIVO
A empresa passou de um modelo estatal, vindo da Telesp, para um modelo privado. O que gerou mudanças na estrutura de gestão de pessoas e da gestão de saúde.
Os ambulatórios da empresa se tornaram a porta de entrada do gerenciamento da saúde dos colaboradores - 80% das indicações médicas partem dos ambulatórios da Vivo, que priorizam:
- Garantir o atendimento
- Qualidade técnica
- Foco no cliente
Para atender a essa demanda foram implementados:
- Planos de saúde
- PACE (Programa de acompanhamento a casos especiais)
- Gerenciamento das internações
- Gerenciamento dos crônicos
Outra iniciativa da empresa foi o programa Vivo Amigo, um número de telefone 0800 para atender aos funcionários, no qual as principais demandas foram:
- Financeira - 10,8%
- Jurídica - 33,8%
- Saúde Mental - 49%
Para mensurar os resultados, a Vivo instituiu indicadores de performance - ambulatoriais, odontológicos e de saúde. Entre os números apresentados:
- Check-up de executivos - 98% de adesão
- Imunização contra a gripe - 60% de adesão
- Vivo em Movimento (programa de corrida e caminhada) - 80% de adesão
- Programa para gestantes - 133 gestantes ativas
PHILIPS
O público alvo da gestão de saúde na Philips são 9.830 funcionários e 5.282 assistidos e dependentes. Na empresa, 6% dos usuários representam 60% do total de gastos em saúde. Para gerir esses gastos foi criado o programa Vida Assistida, vinculado ao departamento de saúde e qualidade de vida. O programa conta com:
- Médicos
- Psicólogos
- Enfermeiros
- Fisioterapeutas
- Fonoaudiólogos
- Nutricionistas
Para isso, a Philips dispõe de call center (ativo e receptivo), PBM e serviço de urgência. Entre os maiores fatores de risco, nos participantes do programa, estão:
- Idade (+ de 50 anos) - 84%
- Hipertensão - 76%
- Sedentarismo - 52%
TICKET
O programa Accor Estilo de Vida é baseado no projeto da empresa, no qual a pessoas é o centro da organização. Para isso, os objetivos do programa são:
- Mapear os colaboradores
- Conscientizar os colaboradores da importância de uma vida saudável
- Atuar de acordo com a necessidade de cada grupo
- Dar ferramentas e orientações
Assim, as ações realizadas são:
- Acompanhamento antiestresse
- Campanhas nutricionais
- Ação antitabagismo
- Subsídio de medicamento
- Orientações fisioterápicas
Essas ações trouxeram os seguintes resultados:
- 16% de redução no grupo de alto risco
- 39% de minimização do abstenceismo
- 76% de redução dos afastamentos
- Em seis anos houve economia de 40% no plano médico
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