tag:blogger.com,1999:blog-4124296450998557797.post669413476181313385..comments2022-04-05T15:21:10.281-03:00Comments on Sentimento Empreendedor: Um breve ensaio sobre as cotas raciais, a esquerdopatia, os eco chatos e a praga do politicamente corretoThiago Lorenzihttp://www.blogger.com/profile/12252140176554514098noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4124296450998557797.post-22581205052657855502012-05-01T21:38:51.844-03:002012-05-01T21:38:51.844-03:00Muito bom Alan, pelo jeito é um ativista do ensino...Muito bom Alan, pelo jeito é um ativista do ensino que realmente poderia equalizar as oportunidades no Brasil. <br /><br />Matou a charada quando colocou: "enquanto isso os 26 milhões de crianças e adolescentes, que não sabem o mínimo necessário para a sua seriação aconselhada, esperando a mesma atenção dada a aquele contingente por parte do Estado. É que as crianças não têm a mesma influência que os universitários e não podem votam."<br /><br />Abraço e sucesso!Thiago Lorenzihttps://www.blogger.com/profile/12252140176554514098noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4124296450998557797.post-40597138710522153842012-05-01T20:50:15.918-03:002012-05-01T20:50:15.918-03:00Thiago,
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo t...Thiago,<br /><br />Primeiramente quero parabenizá-lo pelo texto bem escrito e sutentado postado no teu blog. É sempre bom escutar pessoas que pensam além dos chavões. O que menos ouvi nos debates sobre cotas foram referências as estatísticas educacionais de desigualdade do Ensino Básico e mais discurso rococó, prolixo e cheio de piruetas retóricas,licenças poéticas. Eu estou meio sem paciência em relação aos militantes pró-cotas disfarçados de pesquisadores.<br /><br /><br /><br />Qual o efeito prático e o impacto desta medida no Ensino Superior ?Mínimo.O impacto das cotas no Ensino superior não alterará o quadro de desigualdade do Ensino Superior.Além da representatividade do Ensino Superior público(Estadual e Federal) ser relativamente pequena(cerca de 25%), sua expansão estar limitada a disponibilidadde de recursos do tesouro, ainda temos uma baixo números de egressos e egressos qualificados no Ensino médio.Segundo dados do Censo da Educação Básica, onúmero de alunos e egressos do Ensino Básico se manteve estável: matrículas estão na faixa de 8,3 milhões, enquanto os egressos são cerca de 1,8 milhão.São poucos que sobrevivem a "grande peneira " que é o nosso Ensino e estão em condições de disputar as vagas disponíveis no vestibular.A Ong Educafro divulgou recentente que mais de 110.000 Cotistas nas universidades públicas beneficiados com alguma polítca afirmativa.Mas, enquanto isso os 26 milhões de crianças e adolescentes, que não sabem o mínimo necessário para a sua seriação aconselhada, esperando a mesma atenção dada a aquele contingente por parte do Estado. É que as crianças não têm a mesma influência que os universitários e não podem votam.<br /><br /><br /><br /><br />Mesmo com todos os gargalos conhecidos do Ensino Básico, conseguimos que um grande contingente de pessoas ingressasse numa Universidade nos últimos anos.E uma parcela significativa desse contingente foi de pessoas pobres e negras que estão, não nas Universidades públicas, e sim nas privadas, segundo reportagem da Folha de SP, publicada no ano passado.Á medida que o Ensino Superior se expande, absorve mais pessoas, independentemente de qualquer ação afirmativa<br /><br /><br /><br /><br /><br />http://www1.folha.uol.com.br/saber/935820-cresce-n-de-negros-em-universidades-particulares.shtml<br /><br /><br />"....No ensino superior público, o aumento foi de 314 mil para 530 mil, uma variação de 69%. No privado, o crescimento foi de 264%, de 447 mil para 1,6 milhão.<br />No total da população, a proporção desses grupos variou de 46% para 51%.<br /><br />O sociólogo Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, lembra que o aumento da proporção de pretos e pardos já havia acontecido no ensino médio por causa da expansão das matrículas nesse setor....."<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Ela não cresce mais porque está limitada pelas deficiências do ensino médio, em termos quantitativos e qualitativos, já que a um número destes egressos do Ensino Básico não possui não tem as qualificações para estudos de nível superior.Dai nem cota resolve.<br /><br /><br />.<br />Esperava uma resposta do STF para o Governo, Sociedade e Universidades no sentido de que a verdeira ação afirmativa é no Ensino Básico, que todos os esforços deveriam ser direcionados para a melhora dos índices da qualidade da formação na educação básica.E que as Universidades encontrassem um modelo de ação afirmativa á brasileira, aliando Mérito e Inclusão, nos moldes da USP e Unicamp, em substituição do modelo importado e já em desuso nos Estados Unidos.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Att<br /><br />Alan Alves Grimm<br />Porto Alegre/RSUnknownhttps://www.blogger.com/profile/08644204862215540228noreply@blogger.com