sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

Quando você dá a palavra final em tudo, você atrofia a mente das pessoas. As pessoas ficam burras. As pessoas ficam condicionadas. As pessoa trabalham com medo. O medo mata a criatividade. A falta de criatividade mata a empresa. O peso de todas as decisões vai matar você de um infarto.

Por Ricardo Jordão Magalhães (BIZREVOLUTION)

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

Em liderança, caráter é muito mais importante que a estratégia. 

Você tem o melhor das pessoas quando você trata elas como empreendedoras.

Quantas vezes por dia alguém pede pela sua benção para fazer alguma coisa?

Se você tem que participar de todas as decisões, você não tem uma empresa. Você tem um berçário.

Quando você dá a palavra final em tudo, você atrofia a mente das pessoas. As pessoas ficam burras. As pessoas ficam condicionadas. As pessoa trabalham com medo. O medo mata a criatividade. A falta de criatividade mata a empresa. O peso de todas as decisões vai matar você de um infarto.

Por que você insisti em tratar todos como bebês ao invés de empreendedores?

É o seu ego?

Você gosta de ser bajulado?

Você gosta de babação de ovo?

Você gosta da sensação de ser um Poderoso Chefão?

Cara, arruma uma mulher!

Ou

Mulher, arruma um homem!

Tá faltando amor & sexo na sua vida!

Vai malhar!

Arruma um amigo!

Faça um trabalho social!

A empresa tem que escalar. A empresa tem que avançar.

O gargalo da maioria das empresas que tem por ai é o líder.

E não dá para continuar assim.

Esse bando de líder meia-boca que não entende nada de nada e pensa que tem que participar de tudo.

O cara do marketing apresenta um projeto super bacana sobre “Remarketing”, mas o líder não aprova porque não entende de "Remarketing".

A menina de RH apresenta um trabalho show de bola sobre “Feedback 360”,  mas o líder não aprova porque não entende patavinas de "Feedback 360". 

O cara de tecnologia apresenta um projeto inovador para transformar o web site tradicional da empresa em um web site responsivo, mas o líder não aprova o projeto da área de tecnologia porque não entende nada sobre essa história de responsividade.

O líder é o gargalo.

E como esse tipo de líder não tem tempo para aprender sobre tantos projetos em tantas frentes diferentes, as coisas não andam.

Uma das suas principais missões como empreendedor, líder, head, chief, gerente, executivo, ou seja lá o nome que você gosta de dar a si mesmo, é escalar o negócio da empresa o mais rápido possível.

Mas você não consegue escalar um negócio quando você construiu a empresa para ser uma pirâmide ao invés de uma cidade.

Em uma cidade organizada as pessoas sabem onde encontrar as coisas. As pessoas tem liberdade para sair das suas casas e ir atrás do que precisam sem ter que pedir a benção do porteiro do prédio.

O tráfego flui. Tem o supermercado. Tem o cinema. Tem as residências. Tem o aeroporto. Tem a livraria. As pessoas fazem negócios com outras pessoas sem um juiz no meio para decidir o que é melhor para elas.

Se o cara do marketing quer fazer “remarketing” para vender um produto X, e o chefe do produto X concorda que pode ser uma boa idéia para o sucesso do produto, o que interessa a opinião do líder???

Se a menina do RH quer fazer “Feedback 360” para melhorar os relacionamentos na área de tecnologia, e o chefe da tecnologia concorda que pode ser uma boa para ele e os seus funcionários, o que interessa a opinião do líder?

O líder é o gargalo.

Você precisa mudar isso.

Antes de medir a performance de alguém, meça a sua própria performance.

Como andam os seus KPIs de líder?

Todo mundo na empresa tem KPI, mas quais são os KPIs do líder?

O KPI do líder é o resultado de vendas da empresa, a taxa de crescimento e o lucro.

É muito pouco. Nada a ver. 

O KPI de um líder decente é o número de líderes que ele criou e não o número de baba-ovo que ele cultivou.

Quantas pessoas você promoveu no ano passado?

Quantas pessoas ganharam algum aumento de salário REAL no ano passado por conta de realizações incríveis que você permitiu que fossem feitas?

Quantos clientes se tornaram FÃS da empresa por conta da experiência incrível de relacionamento humano e digital que você permitiu que fosse construída pelas cabeças pensantes da empresa?

O líder é o gargalo da empresa.

E se você se tornou o gargalo da empresa porque acredita que as pessoas não sabem o que tem que ser feito, comunique-se com elas.

Liderança é 90% comunicação.

Tire tudo da sua cabeça e fale para as pessoas. Conte tudo tudo tudo! Fale por emails, fale em reuniões, fale em redes sociais, faça vídeos, fale no almoço, fale no cafezinho, fale no 1-a-1, fale no 1-para-muitos. As pessoas tem que saber tudo que você pensa.

As coisas vão mudar se você comunicar o tempo todo tudo que você pensa.

E se você se tornou o gargalo da empresa porque tem medo de delegar as coisas, deixa eu te falar uma coisa.

Na vida, nós temos que celebrar o aprendizado, e não o sucesso ou o fracasso.

Nós todos estamos aqui para aprender. Deixa o medo de lado. Nem você sabe tudo. Vamos celebrar o aprendizado. De todos.

Aceite. O líder é o gargalo da empresa. Agora, vamos mudar isso. Agora. 

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?